Voltar

Projeto de extensão “Capoeira com a UFPE” divulga programação deste semestre

As ações são articuladas com a disciplina de capoeira do curso de bacharelado em Educação Física, do Departamento de Educação Física (DEF) do CCS

O projeto de extensão “Capoeira com a UFPE: gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas”, coordenado pelo professor Henrique Gerson Kohl, divulga algumas ações extras para este semestre. Além dessa programação, as aulas regulares acontecem, às terças e às quintas-feiras, das 12h às 13h, no Clube Universitário da UFPE, no Campus Recife. As ações são articuladas com a disciplina de capoeira do curso de bacharelado em Educação Física, do Departamento de Educação Física (DEF) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE.

“Capoeira com a UFPE” visa a promover a interação com o público do projeto de extensão, com discentes de cursos diversos e com discentes da disciplina de capoeira do curso de bacharelado em Educação Física da UFPE, valorizar as referências históricas da capoeira de Pernambuco, do Brasil e do mundo sem qualquer verticalização de saberes, entre outros intentos acumulados, desde o ano 2000, quando foram iniciadas intervenções com a capoeira na UFPE.

Esse projeto de extensão tem o objetivo de oportunizar experiências com a capoeira e outras práticas sociais interdependentes no sentido de construir relações horizontais que valorizem conhecimentos acumulados historicamente em uma perspectiva transformadora com, na e para a coletividade. Também busca valorizar parte significativa das referências da capoeira do Estado de Pernambuco, do Brasil e do mundo via intercâmbios materializados ao longo de cada semestre.

As atividades do projeto consistem em ações teóricas e práticas (Práxis) de capoeira, contemplando a interdependência das suas dimensões gestuais, ritualísticas, musicais, históricas e outras.

No mês de fevereiro, foram realizadas duas atividades interativas abertas ao público: dia 21 – Introdução aos aspectos gestuais, ritualísticos, musicais e históricos da Capoeira (contramestre Tchê – Capoeira com a UFPE/Capoeira Interação); dia 28 – Introdução aos aspectos gestuais, ritualísticos, musicais e históricos da Capoeira (contramestre Tchê – Capoeira com a UFPE/Capoeira Interação).

Confira abaixo algumas datas com ações interativas abertas ao público, realizadas no Clube Universitário da UFPE, no Campus Recife, às quintas-feiras, das 13h30 às 16h30. Por adesão, quem for participar deve levar um alimento não perecível para doação.

Programação 2019.1

07/03 – Capoeira, políticas públicas e etnia. Maculelê Estilizado: Pernambucanidade na Batida da Grima (contramestre Tchê – Capoeira com a UFPE/Capoeira Interação)

14/03 – Capoeira Angola: ancestralidade e algumas questões de gênero. Treinel Gabrielle “Gabyzona” – Ifé

21/03 – Fundamentos do Jogo da Capoeira (mestre de Capoeira Macarrão, mestra de Capoeira Selva, mestrando Traíra e professor Deco – Legião Brasileira de Capoeira)

28/03 – Capoeira Angola: Malícia e Mandinga (graduados de capoeira Pinto, Alemão e Fofinha – Dendê Maruô)

04/04 – Capoeira Regional: O Legado do Sr. Manuel dos Reis Machado “Mestre Bimba” (Ritmo, Ritual e Respeito). Contramestre de Capoeira Klayton – Axé Liberdade

11/04 – Maculelê de Santo Amaro, Puxada de Rede e Samba de Roda: Possibilidades (contramestre de Capoeira Galo-Volta que o Mundo Dá). Traumáticos e desequilibrantes na Capoeira (formando Peba-Capoeira Brasil)

18/04 – Capoeira no Universo Infantil (professores de capoeira Cajueiro e Timão, instrutor de capoeira Caranguejo – Força da Capoeira)

25/04 – Refletindo o que é estar sendo Mestre de Capoeira num mundo cada vez mais complexo (mestres de capoeira Corisco – Chapéu de Couro, Peu-Nossa Capoeira, Ulisses – Lua de São Jorge)

02/05 – Musicalidade da Capoeira: Ritmo e Sons que Encantam (mestre Chiba – Ilê Navarro)

09/05 – A Capoeira e o Frevo: Pernambucanidade que Move/Comove (mestre de capoeira Tonho Pipoca – Santuário da Capoeira)

16/05 – Fundamentos do Jogo de Benguela: Possibilidades (professor de Capoeira Parasita – Novo Capoeira)

23/05 – A Capoeira Luta: A Luta da Capoeira (mestre de capoeira Marco Angola – Volta que o Mundo Dá) e Capoeira, hidratação e treinamento: algumas reflexões (professor Lalau – Nova Aliança)

30/05 – Capoeira Regional: Sequências de Ensino (contramestre de capoeira Klayton – Axé Liberdade) e Bases fisiológicas e biomecânicas: aplicações práticas na Capoeira – contramestre Davi Miranda (Nova Aliança)

06/06 – Capoeira e parte de suas técnicas (mestrando de capoeira Tom – Novo Capoeira)

13/06 – Capoeiragem em Pernambuco (mestre de capoeira Mula-Meia Lua Inteira)

27/06 – Capoeira Regional: Musicalidade e Ritos (contramestre de capoeira Klayton – Axé Liberdade)

04/07 – Capoeira e Inclusão Social (mestre de capoeira Sabiá-Vem Vadiar e contramestre de capoeira Ricardo – Volta que o Mundo Dá)

Mais informações
Professor Henrique Gerson Kohl

profhenriquekohl@hotmail.com

Data da última modificação: 07/03/2019, 15:23