Voltar

Professora Sylvia Hinrichsen lança reedição de livro sobre biossegurança e controle de infecções

Obra foi revisada e ampliada para se adaptar aos novos conceitos e às tendências atuais

A professora Sylvia Lemos Hinrichsen, do Departamento de Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), acaba de lançar nova edição do seu livro “Biossegurança e Controle de Infecções - Risco Sanitário Hospitalar” pela Editora Gen. A obra é referência na área e foi atualizada para estudantes e profissionais da saúde que buscam qualidade como um referencial e acreditam na biossegurança e no controle de riscos e de infecções como elementos de mudanças nos serviços de saúde.

Escrito em parceria com uma equipe multidisciplinar de profissionais, o livro reflete a experiência da organizadora e dos colaboradores, que têm trabalhado na criação e na implementação de processos assistenciais seguros e eficientes, com o objetivo de reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde, por meio da sistematização, da prevenção e do controle dessas infecções, assim como da adesão às práticas de biossegurança.

Revisada e ampliada, de modo a se adaptar aos novos conceitos e às tendências atuais, esta 3ª edição apresenta as interfaces do controle das infecções no contexto da gestão assistencial, segundo os desafios da segurança e do cuidado centrado no paciente. Seu texto também destaca a importância da multirresistência dos microrganismos, uma prioridade global que, por sua complexidade, passa a exigir a implantação de programas de stewardship de antimicrobianos (PSA) segundo as diversas realidades locais. 

CURRÍCULO - Sylvia Lemos Hinrichsen é médica infectologista, professora titular do Departamento de Medicina Tropical da UFPE e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE). Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência em Infectologia (Nepai) da UFPE. Tem mestrado e doutorado em Medicina Tropical pela UFPE e é consultora em Qualidade e Segurança do Paciente (Prevenção de Riscos / Acreditação / Stewardship de Antimicrobianos).

Data da última modificação: 10/10/2018, 12:56