Voltar

Professora de Fisioterapia realiza treinamento em Natal sobre uso dos ventiladores pulmonares Inspire

Ação faz parte do acordo de cooperação técnica e científica com a Universidade de São Paulo (USP) para atender pacientes com Covid-19

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) fechou um acordo de cooperação técnica e científica com a Universidade de São Paulo (USP) para o desenvolvimento dos ventiladores pulmonares Inspire, de uso emer-gencial para pacientes com Covid-19. A professora Shirley Campos, do Departamen-to de Fisioterapia, que coordena o projeto na UFPE, está em Natal (RN) até sexta-feira (19) para realizar um treinamento com a equipe do Hospital Giselda Trigueiro, que recebeu sete unidades do equipamento na segunda-feira (15). “A fila de espera está grande no Rio Grande do Norte e a expectativa é poder dar assistência aos pacientes com esses novos ventiladores”, explica a professora.

Foto: Divulgação

Treinamento está sendo realizado até sexta-feira (19)

O projeto já vem se expandindo por vários estados do Brasil, a exemplo do Amazo-nas – 42 unidades foram enviadas para Manaus. No Rio Grande do Norte, a Secre-taria de Saúde firmou um acordo com a USP e a Marinha do Brasil, responsável pela produção, para receber os ventiladores. Shirley foi convidada para treinar a equipe de enfermagem, fisioterapia e medicina. A missão contou com a participação do bolsista de iniciação científica José Emmanuel Matias Santos, estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação, na fase de montagem dos equipamentos. Na USP, o projeto tem a coordenação do professor Raúl González Lima, do Departa-mento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica.

O Inspire é um equipamento de suporte respiratório emergencial que atende aos requisitos da Anvisa para oferecer uma alternativa e suprir uma possível demanda hospitalar causada pela pandemia da Covid-19. O equipamento foi projetado e de-senvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica da USP. Alguns dos seus diferen-ciais são ser um equipamento de baixo custo, ter rápida produção, utilizar tecnologia brasileira e ser um equipamento portátil, com possui autonomia de até duas horas em caso de falta de energia elétrica. Ele também não precisa de uma linha de ar comprimido para o funcionamento e é ideal para a utilização em hospitais de cam-panha, ambulâncias e regiões remotas.

Data da última modificação: 17/03/2021, 18:42