Voltar

Professor emérito da UFPE Malaquias Batista Filho recebe título de Cidadão de Pernambuco

Ele lecionou na UFPE por 38 anos e hoje atua na pós-graduação no Imip

Com informações da Assessoria da Alepe

O médico e professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Malaquias Batista Filho recebeu ontem (19) o título de Cidadão de Pernambuco, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). O homenageado tem 85 anos de idade e quase 60 anos de atividade profissional, com destaque na pesquisa, no ensino e na militância na causa da saúde pública. A homenagem ocorreu em Reunião Solene, por iniciativa do deputado Waldemar Borges (PSB). A cerimônia foi presidida pelo deputado Professor Paulo Dutra (PSB).

Foto: Divulgação/Alepe

Malaquias recebe título ao lado de Waldemar Borges e Paulo Dutra

Nascido na zona rural de São Sebastião do Umbuzeiro, na Paraíba, Malaquias Batista Filho formou-se médico, em 1961, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Iniciou a vida profissional nesse estado, mas, em 1966, fugiu para o Recife devido a perseguições políticas da ditadura militar, recebendo abrigo na UFPE, onde lecionou por 38 anos.

Ele também é doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e foi consultor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Hoje, leciona na pós-graduação do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

Possui vasta produção acadêmica, tendo publicado 74 livros e 205 artigos científicos no Brasil e no exterior. Recebeu várias honrarias, como a Comenda Oswaldo Cruz, do Ministério da Saúde, o Prêmio Nacional de Segurança Alimentar, da Fundação Bunge, e o Prêmio Anísio Teixeira, da Capes/MEC.

Data da última modificação: 20/02/2020, 12:02