Voltar

III Oficina de Instrumentalização dos Preceptores das Residências do HC é realizada no CCS

O evento foi organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa, por meio do Setor de Gestão de Ensino e Extensão (Segestex)

O que é avaliação? Como fazê-la de maneira satisfatória? Como este processo influencia na formação dos residentes? Qual a importância de um feedback no processo de ensino aprendizagem? Todas estas perguntas foram respondidas durante a VIII Oficina de Instrumentalização dos Preceptores das Residências do Hospital das Clínicas da UFPE, realizada ontem (20), no Auditório Jorge Lobo, localizado no Centro de Ciências da Saúde da Universidade. O HC é uma filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Kelvyn Nunes/HC-Ebserh

Profissionais dos programas de residência participaram do evento

O evento foi organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa, por meio do Setor de Gestão de Ensino e Extensão (Segestex). As palestrantes convidadas foram a professora Ana Lúcia Félix dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE e vice-coordenadora do Centro de Educação (CE) da Universidade, e a professora Luciana Cavalcanti Lima, coordenadora da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Ana Lúcia Félix dos Santos abordou o tema “Avaliação da aprendizagem”, processo que faz parte do contexto de ensino-aprendizagem, pois o procedimento avaliativo deve ter nele incluída a preocupação com o perfil de saída do estudante.

Em um segundo momento, Luciana Cavalcanti Lima, na sua palestra “Como avaliar o especializando em ambiente de prática?”, enfocou a importância do feedback, como essência do processo de aprendizagem, pois melhora o desempenho e demonstra o múltiplo compromisso entre preceptor e especializando. Enfatizou também a necessidade de os preceptores serem o exemplo de boas práticas no tocante ao cuidado com o paciente. “O ensino na residência e no âmbito hospitalar em geral vai muito além do desenvolvimento do conhecimento técnico”, afirmou Luciana.

Thatiane Oliveira, chefe da Unidade Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico, que representou a Segestex no evento, avaliou a oficina de maneira positiva. “O encontro atendeu às nossas expectativas. Tivemos um público muito bom composto por profissionais dos programas de residência e as duas palestrantes convidadas explanaram o assunto de forma muito didática, compartilhando seus amplos conhecimentos”.

Atualmente, o Hospital das Clínicas conta com cerca de 780 preceptores, distribuídos nos diversos programas de Residência Médica e nas especificidades de Enfermagem, de Nutrição e de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde.

 

Data da última modificação: 21/09/2017, 14:28