Voltar

Guia de Atividade Física para a População Brasileira tem participação de três professores da UFPE na equipe de elaboração

Documento foi lançado pelo Ministério da Saúde no final de junho

Recomendações para a prática de atividade física, em seus diversos ciclos, grupos e contextos, estão reunidas no primeiro Guia de Atividade Física para a População Brasileira, documento nacional lançado pelo Ministério da Saúde, no dia 29 de junho, e apresentado pelo comitê científico, na tarde de hoje (7), no canal da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) no YouTube. A equipe de elaboração do guia contou com pesquisadores de todo o Brasil, incluindo três professores do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Campus Recife. 

Com foco na promoção da saúde, o guia apresenta conceitos, esclarecimentos, orientações, domínios onde a atividade física pode ser realizada e intensidade das práticas, com conteúdo pautado pelo conhecimento científico. O documento tem oito capítulos e aborda, em linguagem simples, a atividade física para diferentes grupos etários (crianças, adolescentes, adultos e idosos), gestantes, mulheres no pós-parto e pessoas com deficiência. A importância da educação física escolar também é apresentada.

“Além de orientar diretamente a população brasileira para a prática de atividade física, podendo ser consultado amplamente por qualquer pessoa, o documento pode permitir que diferentes agentes públicos de saúde organizem ações de divulgação e implementação das recomendações de atividade física nos estados e municípios, permitindo, assim, que a população brasileira possa envolver-se com a prática recomendada de atividade física em diferentes domínios e contextos”, explica o professor da UFPE Daniel Queiroz, que participou do grupo de trabalho (GT) que desenvolveu as recomendações para crianças de zero a cinco anos.

Além dele, os professores da UFPE Carla Hardman e Rildo Wanderley também integraram esse GT, cujo trabalho foi realizado por meio de reuniões semanais on-line ao longo de aproximadamente cinco meses. Carla Hardman ainda participou da elaboração do documento direcionado a gestores e profissionais de saúde.

O Guia de Atividade Física para a População Brasileira foi desenvolvido numa parceria entre Ministério da Saúde (Secretaria de Atenção Primária à Saúde), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com 70 pesquisadores da área da atividade física relacionada à saúde, além do corpo técnico do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O processo de construção incluiu revisão da literatura científica, escutas a setores, instituições, especialistas e população, inclusive com consulta pública. 

Mais informações
Professor Daniel Queiroz (UFPE)

daniel.rochaqueiroz@ufpe.br

Data da última modificação: 08/07/2021, 17:29