Voltar

Farmácia Escola Carlos Drummond de Andrade volta a prestar serviços à população na UFPE

Espaço fica dentro do Campus Recife, na Rua dos Ipês

A Farmácia Escola Carlos Drummond de Andrade foi reaberta na manhã de hoje (5) após reformas. Com isso, voltará a fazer parte da formação dos estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a oferecer serviços de saúde para a população. Em um primeiro momento, a comunidade terá acesso a aferição de pressão arterial e exames de glicemia; depois, voltam a ser produzidos medicamentos manipulados.

Vinculada ao Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCFar), a Farmácia Escola fica dentro do Campus Recife, na Rua dos Ipês. A população também pode acessá-la por um dos portões da Avenida Professor Artur de Sá, pois a casa fica em frente ao gradil, na altura do nº 1.180.

Fotos: Raul Holanda

Descerramento da placa da reinauguração

A solenidade de reabertura foi prestigiada pelo reitor Alfredo Gomes, pelo vice-reitor Moacyr Araújo; pela pró-reitora de Graduação, Magna do Carmo Silva; por professores, técnicos, estudantes e representantes das Secretarias de Saúde do Recife e do Estado de Pernambuco.

“Hoje é um dia de muita alegria, esta reabertura foi conquistada com trabalho árduo. Os primeiros passos da Farmácia Escola foram dados em 1968, com o objetivo de atender ao estágio obrigatório dos estudantes, e, desde sua criação, se mantém o espírito de pensá-la como um espaço para a formação”, pontuou a chefe do DCFar, professora Elba Lúcia Cavalcanti Amorim, enquanto apresentava alguns marcos históricos da Farmácia Escola (que homenageia Carlos Drummond de Andrade porque o poeta era também um farmacêutico).

“Vamos oferecer os serviços de Atenção Farmacêutica para a comunidade, como aferição de pressão arterial e exames de glicemia. No início de maio, voltaremos a manipular medicamentos. Também estamos organizando eventos na área de saúde. A cada mês, será trabalhado um tema com nossos alunos. O deste mês é autismo”, explicou a coordenadora da fFarmácia Escola, professora Rosali Maria Ferreira da Silva.

A lista de agradecimentos lida por ela na reabertura demonstra o esforço envolvido para que uma farmácia escola funcione de maneira adequada. Foram citadas a gestão da Reitoria; Diretoria e Vice-Diretoria do CCS; Chefia e Vice-Chefia do Departamento de Ciências Farmacêuticas; Coordenadoria e Vice-Coordenadoria do curso de Farmácia; professores; farmacêuticos; técnicos administrativos; estagiários; e servidores da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine), do Hospital das Clínicas; da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade), da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), e da Prefeitura do Recife.

Reitor visitou a área de produção da farmácia

Vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco, a farmacêutica-bioquímica Aexalgina de Aguiar Tavares Rocha avaliou: “Para nós, que fazemos o Conselho, é uma honra muito grande presenciar este evento porque sabemos que, com a abertura deste espaço, teremos profissionais saindo com bastante qualificação. Sabemos do cuidado que os professores têm com a formação dos alunos desta casa”.

A dupla importância da Farmácia Escola – para a formação dos estudantes e para a comunidade – foi destacada nas falas da pró-reitora Magna do Carmo Silva; pela diretora do Centro de Ciências da Saúde da UFPE (CCS), Cinthia Kalyne Alves; e pela vice-diretora do CCS, Daniela Feitosa.

“A gente acredita em um projeto institucional com serviços para atender à comunidade. Algo como a Farmácia Escola proporciona aos alunos uma vivência do mundo do trabalho real enquanto oferece algo para a comunidade. Temos benefícios pedagógicos e sociais. Com ela, chegamos a três entregas: a requalificação do Serviço Integrado de Saúde (SIS), o Centro de Especialidades Odontológicas e a Farmácia. Espero que, em breve, a gente possa fazer uma nova entrega, a do Laboratório de Análises Clínicas”, adiantou a professora Daniela Feitosa.

“Este é um dia histórico, estamos reabrindo uma unidade fundamental para nossa universidade. Estamos vivendo um momento de esperança no país e valorizar a saúde é algo absolutamente necessário. Investir na saúde é fundamental para a redução dessa imensa desigualdade social com a qual não podemos mais conviver”, avaliou o vice-reitor Moacyr Araújo.

“Gostaria de agradecer a toda a equipe envolvida na reabertura da Farmácia por toda a resiliência, a persistência, liderança e capacidade de organização. Gostaria de agradecer também aos órgãos externos, vamos pensar nestas parcerias para a levar tecnologias sociais para a população. A Universidade não pode se isolar, precisa apresentar os produtos e serviços para a população ver como a universidade pública é uma instituição estratégica, um patrimônio do povo brasileiro. A gente precisa conversar bem com a sociedade”, concluiu o reitor Alfredo Gomes.

Outras informações
Instagram da Farmácia Escola
@farmaciaescolaufpe 
(81) 2126.3120

Data da última modificação: 10/04/2023, 08:32