Voltar

Ex-vice-reitor Silvio Romero Marques será o novo Professor Emérito da UFPE

Ele ocupou, por mais de 20 anos, a chefia do Serviço de Cirurgia Vascular e a supervisão da Residência Médica em Cirurgia Vascular do Hospital das Clínicas

O professor aposentado e ex-vice-reitor da UFPE Silvio Romero de Barros Marques será agraciado com o título de Professor Emérito da instituição. A proposta da homenagem foi aprovada por unanimidade pelo Pleno do Departamento de Cirurgia do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFPE) e pelo Conselho Universitário, sendo a solenidade de outorga no dia 17 de abril, às 10h, no Auditório Professor Jorge Lobo, no CCS.

O professor Silvio, que nasceu no Recife, no dia 27 de novembro de 1944, ocupou, por mais de 20 anos, a chefia do Serviço de Cirurgia Vascular e a supervisão da Residência Médica em Cirurgia Vascular do Hospital das Clínicas, sendo responsável pela formação de dezenas de médicos na sua especialidade, que até hoje atuam em diversas partes do país. Simultaneamente, coordenou as disciplinas de Angiologia e de Cirurgia Vascular, além de orientar alunos da pós-graduação na elaboração das teses e dissertações de mestrado e doutorado. Ele foi vice-reitor na primeira gestão do reitor Anísio Brasileiro (2011-2015).

FORMAÇÃO – Tendo ingressado na Faculdade de Medicina do Recife em 1963, no ano seguinte, Silvio Romero Marques foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq, quando desenvolveu trabalho experimental sobre Esquistossomose Mansônica, que lhe conferiu o primeiro lugar do Prêmio no 30º Congresso Médico Acadêmico Estadual da Sociedade de Internos dos Hospitais de Recife. Em janeiro de 1969. iniciou estágio de Residência Médica em Cirurgia Geral no Serviço de Cirurgia Geral e Vascular do Hôtel Dieu de Paris-França, de onde retornou para assumir atividades cirúrgicas e didáticas na disciplina de Cirurgia Vascular do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Pernambuco, em 1971.

Ainda em 1971, recebeu da Câmara de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco equivalência ao título de mestrado pela apresentação da dissertação “Síndrome da Loja Tibial Anterior”; aprovada pela comissão examinadora da Universidade René Descartes- Paris VII. Obteve, assim, o título de Assistente Estrangeiro pela Faculdade de Medicina Broussais Hotel Dieu (1971). Em 1973, retornou à França para cumprir estágio de Residência Médica em Cirurgia Vascular através de seleção realizada pelo Colégio de Medicina dos Hospitais de Paris, quando exerceu função de residente.

Em 1976, iniciou o mestrado em Cirurgia na UFPE, tendo obtido o título de mestre em Cirurgia em 1978, com a defesa da dissertação “Importância da revascularização da artéria femoral profunda no tratamento das lesões ateromatosa aorto-ilíacas”. Concluiu o doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) com a defesa da tese “Estudo da Pressão Arterial Supramaleolar em Pacientes Submetidos a Revascularização Infra-Inguinal por Isquemia Crítica”.

Data da última modificação: 17/04/2019, 15:36