Voltar

Dentistas confeccionam protetores faciais e laboratório de Design imprime máscaras shield em 3D

Iniciativas de professores da UFPE buscam ajudar profissionais de saúde na prevenção contra o coronavírus

Um grupo de dentistas se reuniu para confeccionar e doar protetores faciais para os profissionais de saúde que estão na linha de frente da batalha contra o coronavírus. A professora Ana Cláudia da Silva Araújo, do Departamento de Prótese e Cirurgia Bucofacial da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é uma das criadoras do projeto Protetor do Bem, que vem arrecadando doações de insumos como elásticos, acetato e tiaras.

“Formei esse grupo para confeccionar protetores faciais e doar para os hospitais públicos. Fazemos manualmente. Por dia, 1 mil máscaras são feitas. Levamos para uma pequena fábrica, eles cortam e nós montamos”, explica a professora. Diversos hospitais já receberam as doações, a exemplo do Hospital das Clínicas da UFPE, que recebeu 150 unidades. No Instagram do projeto, é possível saber como doar e como fazer a desinfecção do material, que é lavável e reutilizável.

DESIGN – Vinculado ao Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Laboratório de Concepção e Análise de Artefatos Inteligentes está trabalhando no desenvolvimento e na impressão em 3D mais otimizado de equipamentos de proteção individual (EPIs) para auxiliar no combate à Covid-19, elaborando máscaras do tipo shield e filtros para máscaras em tecido. Os EPIs serão doados para o Hospital das Clínicas (HC). A capacidade de produção é de 15 máscaras por dia, feitas em duas impressoras.

“A parceria está apoiando as ações junto ao Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) e conta ainda com um grande apoio do Grea 3D, ligado ao Departamento de Expressão Gráfica”, explica o coordenador do laboratório, professor Walter Franklin. Também participam os cursos de Design (Recife e Caruaru) e os professores João Marcelo Teixeira, do Departamento de Eletrônica e Sistemas, e Gutenberg Barros, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Data da última modificação: 06/04/2020, 16:34