Voltar

Curso aborda implicações éticas do uso das redes sociais por profissionais e estudantes de saúde

A coordenação será da professora Ilka Veras Falcão

Estão abertas as inscrições para o curso “Implicações éticas do uso das redes sociais por profissionais e estudantes de saúde”, que será promovido em cinco módulos, a partir do dia 13 deste mês, pelo Departamento de Terapia Ocupacional da UFPE, em parceria com a Associação de Terapeutas Ocupacionais de Pernambuco (Atope). A coordenação será da professora Ilka Veras Falcão e serão conferidos certificados de participação, com 75% de presença e cumprimento de atividades.

Com a finalidade de suprir lacunas e discutir essas questões para entender as consequências do uso, responsabilidades e limites éticos das redes sociais nas atividades pessoais, de estudo e de trabalho em Terapia Ocupacional, o curso vai totalizar 30 horas, com encontros pelo Google Meet e atividades remotas com leituras, vídeos e interação virtual, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h.

As inscrições estão abertas em dois lotes, sendo o primeiro até amanhã (6), destinado a estudantes de Terapia Ocupacional-UFPE e aos profissionais sócios da Atope. O segundo lote é para estudantes e terapeutas ocupacionais de outras instituições, com vagas disponíveis entre os dias 7 e 10 de outubro. Interessados e interessadas na participação efetiva devem se inscrever aqui. E para quem quer participar apenas no momento da abertura, que será aberto ao público, para até 150 participantes, é preciso se inscrever aqui. 

O encontro de abertura ocorre no dia 13, às 19h, quando se comemora o Dia da Terapia Ocupacional, pelos 51 anos de regulamentação da profissão. O tema será “Profissionais de saúde, redes sociais, privacidade, confidencialidade e ética”, a ser abordado pelo professor Leandro Brambilla Martorell, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), com doutorado em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB).

Segundo a professora Ilka, as atividades remotas ocupam cada vez mais o nosso cotidiano e entre profissionais e estudantes da área de saúde são frequentes incidentes e dúvidas do que pode ser postado nas redes sociais, de como manejar os riscos de exposição e como evitar as faltas éticas. “Reconhecemos que há defasagem de formação e qualificação para manejar o mundo virtual, aumentando os riscos de exposição”, analisa.

Mais informações
eticaemrede@gmail.com

Data da última modificação: 05/10/2020, 15:40