Voltar

Banco de dentes da UFPE volta à ativa

Criado em julho de 2002, o banco é composto exclusivamente por doações que são tratadas e armazenadas

O Banco de Dentes Humanos (BDH) da UFPE está funcionando normalmente às sextas-feiras das 8h às 11h30. O banco está vinculado ao curso de Odontologia através do Departamento de Prótese e Cirurgia Bucofacial e atende às demandas de material dentário para ensino e pesquisa na Universidade.

O professor Carlos Menezes Aguiar coordena o BDH, junto com a professora Andréa Cruz Câmara, vice-coordenadora. Além disso, o banco conta com a colaboração da professora Élvia Christina de Almeida Barros e a bolsista Andressa Carolina da Silva Lira.

Criado em julho de 2002, o banco é composto exclusivamente por doações que são tratadas e armazenadas, para então serem usadas pelos estudantes e pesquisadores da Universidade. “O Banco de Dentes é crucial para qualquer departamento que queira pesquisar com dentes”, explica o professor Carlos. Segundo ele, a comunidade da UFPE só pode utilizar dentes do BDH devido a normas do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) que regulamentam o uso desse tipo de material.

Para os interessados em doar dentes, é preciso entregar um formulário que pode ser adquirido na página do curso de Odontologia e entregá-lo no Banco de Dentes. Os dentes a serem doados devem ser lavados com água e sabão e armazenados num recipiente devidamente identificado contendo água destilada ou soro fisiológico que devem ser trocadas semanalmente.

O empréstimo ou doação de dentes para uso na aprendizagem ou em pesquisa também é feito mediante o preenchimento e assinatura do Formulário de Solicitação de Dentes. Para pesquisa, o pesquisador deve anexar o projeto de pesquisa ao formulário (Anexo C). Enquanto que para aprendizagem, o estudante deve anexar o comprovante de matrícula da disciplina responsável pela solicitação dos espécimes ao formulário (Anexo B).

Mais informações
Banco de Dentes Humanos
(81) 2126.8340
(81) 2126.8341
bancodedentesufpe@hotmail.com

Data da última modificação: 25/09/2017, 14:34