Voltar

Artes marciais, modalidades esportivas de combate, lutas e capoeira são temas de séries de lives

Encontros acontecem toda segunda e quinta-feira, das 20h às 21h30, no Facebook do professor Henrique Kohl

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Artes Marciais, Modalidades Esportivas de Combate, Lutas e Capoeira (Nepex) vai promover, a partir de segunda-feira (18), uma série de debates no Facebook do professor Henrique Kohl “Tchê”, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele vai mediar o debate juntamente com o professor Denis Foster.

Os encontros acontecem toda segunda, das 20h às 21h30, de acordo com a programação abaixo. “Tais ações-reflexões-novas ações, de fato, buscam contribuir de alguma maneira com a expansão de nossas ações-reflexões-novas ações de ensino, pesquisa e extensão abrigadas institucionalmente pela UFPE”, explica o professor Henrique Kohl “Tchê”.

Programação - Nepex Entrevista

18/05: Professor Leandro Paiva (Ufam): Gênese das lutas
25/05: Professor Leonardo Andreato (Udesc): Preparação física aplicada ao BJJ
01/06: Professor Luciano Leonidio (UFPB): Empreendedorismo nos Esportes de Combate
08/06: Professor Victor Coswig (UFPA): Ciência aplicada aos esportes de combate
15/06: Professor Fabrício Boscolo (UFPel): As Lutas no Ensino Superior
22/06: Professor Flávio Miguel Archanjo (Asces - Unita - Docente da Rede Municipal de Ensino do Ipojuca-PE): Lutas na Educação Básica.
29/06: Professor Marcos André Nunes Costa (UFRPE): Possibilidades de trabalho com as lutas na Educação Básica
06/07: Professor Luiz Renato Vieira (UnB, sociólogo e Mestre de Capoeira do Grupo Beribazu): O desenvolvimento da Capoeira e o universo das lutas e artes marciais no início do Século XX

CAPOEIRA – O projeto de extensão “Capoeira com a UFPE: gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas”, coordenado pelo professor Henrique Gerson Kohl, também está realizando uma programação de lives no Facebook do professor, às quintas-feiras, das 20h às 21h30. O foco são temáticas da capoeira demandadas por beneficiários diretos e/ou indiretos do projeto.

Programação - Capoeira com a UFPE: Diálogos

21/05: Capoeira com o universo digital (mestre Jean Pangolin-Gueto/UFRB-BA, mestre Mula-Meia Lua Inteira-PE e contramestre Fly-Capoeira Mandinga/Faculdade Cruzeiro do Sul-RS)
28/05: Capoeira com as Políticas Públicas (mestre Paulão-Kikongo-RJ, mestre Falcão-Beribazu-SC e contramestra Gaby-Escola de Capoeira Angola-Ifé-PE) 
04/06: Capoeira com a Educação Básica (mestre Kinkas-Força da Capoeira-PR, mestre Tosta-Camugerê-BA e contramestre Ricardo-Volta Que o Mundo Dá/Faesc-PE)
11/06: Capoeira com a Inclusão (mestre Márcio-Universidade Metropolitana de Santos, Universidade Santa Cecília e Faculdade de São Vicente-UNIBR-SP, contramestre Cássio-Chapéu de Couro/TEAQC-PE e contramestre Bruno-Chapéu de Couro/TEAC-PE)
18/06: Capoeira Regional (mestre Dentista-Muzambê-PE, mestre Dhunga-Lenço de Seda-RS e mestre Beriba-Lua Branca-PE).
25/06: Capoeira com Ancestralidade (mestre Zumbi Bahia-Instituto Oficina Affro-MA e mestre Máximo-Criador do Prêmio Berimbau de Ouro-BA).
02/07: Projetos Sociais com Capoeira (mestre Danone-Rabo de Arraia-PE, mestre Radiola-Arte Livre-PE e mestre Vovô-Giga Brasil-PE).
09/07: Capoeira com a Extensão Universitária (mestre Fábio-UFES/Beribazu, contramestre Vinícius-Capoeira Liberdade/Cepeusp-SP e contramestre Coelho-Escola Nestor Capoeira-UEMG-MG).
16/07: O saber fazer da Capoeira em tempos complexos (mestre Shirley Guerreira-Mãe Arte-PE, contramestre Klayton-Axé Liberdade-PE e professora Odalisca-Terra Nossa/UFAL-Arapiraca).

Mais informações
Professor Henrique Kohl
(81) 99960.0938

profhenriquekohl@hotmail.com

Data da última modificação: 14/05/2020, 17:40