UFPE participa da Marcha da Ciência amanhã (13)

Evento faz um alerta para os escassos recursos destinados à ciência no país

A UFPE participa da Marcha pela Ciência, evento virtual e presencial que reúne o Espaço Ciência, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academias Brasileira (ABC) e Pernambucana de Ciências (APC), além das Universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e de Pernambuco (UPE) para exigir mais investimentos no setor. O evento acontece amanhã (13), das 9h30 às 11h30, no Espaço Ciência, ao lado da exposição (R)Evolução dos Bichos, no centro educacional do espaço. O Espaço Ciência fica localizado no Parque Memorial Arcoverde, (Complexo de Salgadinho, Olinda). As atividades são gratuitas e direcionadas a professores e estudantes e público em geral.

Pesquisadores das sete instituições participam de rodas de conversa e alertam para os escassos recursos destinados à pesquisa científica no país. Em bate-papo com alunos e visitantes, eles falam sobre os marcos da ciência em Pernambuco, a importância da ciência no dia a dia, ciência e inclusão, divulgação científica, inteligência artificial, mulheres na ciência, entre outros pontos. Haverá também intensa atividade nas redes sociais.

Entre os participantes da marcha estão Rosário Andrade (SBPC-PE); Antonio Carlos Pavão (Espaço Ciência); Ascendino Silva (UFPE); Anderson Gomes (UFPE/Academia Brasileira de Ciências); Maria José Sena (UFRPE/Academia Pernambucana de Ciências); Maria do Carmo Soares (SBPC); Fernando Buarque (UPE); e Giovanna Machado (UFPE/Programa Futuras Cientistas).

Além do bate-papo presencial, duas rodadas de conversa na internet acontecem na tarde da sexta. A primeira, com o tema “Covid-19: Desafios da informação”, reúne, a partir das 14h, as pesquisadoras Ana Brito, da UPE/Fundação Oswaldo Cruz, e Ana Cláudia Farranha, da Universidade de Brasília (UnB). O segundo debate será às 17h. Com o tema “Saúde e Ciência”, reúne cientistas do Pará, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco. Todos os webinários serão mediados pela coordenadora regional da SBPC em Pernambuco, Rosário Andrade, e serão transmitidos pelo canal no YouTube do Núcleo Econômico Integrado (NEI) da UFRPE e UFRPE oficial.

Programação remota

14h – Covid -19: Desafios da informação – com Ana Brito (UPE/Fundação Oswaldo Cruz), e Ana Cláudia Farranha (Universidade de Brasília – UnB)
Mediação: Rosário Andrade (SBPC-PE)

17h – Saúde e Ciência – com Rosa Couto (UFPA/SBPC-PA); Carolina Freire (UFPR/SBPC-PR); e Cristiana Brito (Fiocruz/SBPC-MG)