Programa de Pós-Graduação em Estatística promove seminário dia 24

O palestrante será o professor Eduardo Shirlippe Góes Leandro, do DMAT

Na próxima quarta-feira (24) acontecerá o Seminário “Localização de Hipersuperfícies Algébricas Reais e Mecânica Celeste”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFPE. O evento, que será ministrado pelo professor Eduardo Shirlippe Góes Leandro, do Departamento de Matemática da Universidade, será realizado às 15h, no Auditório Ruy Luis Gomes, localizado no 2º andar, do Departamento de Estatística (CCEN).

O professor Eduardo Shirlippe Góes Leandro é bacharel em Física pela UFPE (1991), mestre em Matemática pela UFPE (1994) e doutor em Matemática pela University of Minnesota (2001). Possui pós-doutorado pelo Observatório de Paris (2002), e também foi professor visitante na Wilfrid Laurier University (2010, 2011), do Canadá. Atualmente, é professor do Departamento de Matemática da UFPE. Suas pesquisas incluem uma variedade de temas que abordam, por exemplo, as configurações centrais no problema de N corpos: finitude, bifurcações e estabilidade, fluxos de Hele-Shaw em Mecânica dos Fluidos, e Mecânica Quântica de Partículas Confinadas, entre outros.

Resumo

O problema de localização de zeros de polinômios reais em uma variável remonta aos primórdios da matemática moderna. Apresentaremos neste seminário uma extensão a polinômios em várias variáveis de um dos métodos clássicos para localização de zeros. Tal método se baseia em trabalho pioneiro de Lagrange sobre a representação de raízes de polinômios reais em frações contínuas, sendo posteriormente aperfeiçoado e algoritmizado pelo matemático e musicólogo Alexandre J. H. Vincent nos anos de 1830. Entre nossos resultados está uma versão não local do teorema da função implícita para polinômios reais multivariados. Finalmente discutiremos aplicações ao problema de contagem de equilíbrios relativos em Mecânica Celeste.

Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFPE

valeria@de.ufpe.br