Professor de Química Fundamental da UFPE recebe título de Doutor Honoris Causa de universidade polonesa

O professor titular do Departamento de Química Fundamental (DQF) do Centro de Ciências Exatas e Natureza (CCEN) da UFPE Oscar Manoel Loureiro Malta será condecorado com o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade de Wroclaw, na Polônia, no dia 15 de novembro. Na data, o docente fará uma visita à universidade polonesa.

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Católica de Pernambuco (1976), Oscar Malta possui mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) e doutorado pelo D'etat Ès Sciences Physiques da Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1981). Atualmente, é pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi pesquisador visitante no Centre National de la Recherche Scientifique-CNRS-Meudon-França, professor visitante nos Institutos de Química da Unesp-Araraquara, USP-São Paulo, na Universidade de Santander-Bucaramanga-Colômbia, professor convidado do programa Europeu Erasmus Mundus na Universidade de Aveiro-Portugal e professor visitante na Faculty of Chemistry of the University of Wroclaw-Polônia.

O docente já proferiu 35 palestras convidadas em conferências internacionais. Foi o coordenador executivo da Rede Nacional de Nanotecnologia Molecular e de Interfaces-Renami e do INCT de Nanotecnologia para Marcadores Integrados INCT-INAMI. Foi membro, por duas vezes, do comitê assessor da área de Química do CNPq, membro do comitê assessor da Capes na área de química e membro do comitê assessor da Facepe (FAP-PE). Recebeu o prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico concedido pela Facepe e a medalha Paulo Duarte ao mérito científico concedida pela ABQ-PE. Teve um número especial do periódico internacional Journal of Luminescence dedicado aos seus 60 anos.

Oscar Malta orientou várias teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de iniciação científica. Coordena um grupo de pesquisas sobre espectroscopia de compostos com íons lantanídeos e mantém colaborações com vários grupos de pesquisa nacionais e internacionais. Seus temas de pesquisa estão nas áreas da Química e da Física, com ênfase em espectroscopia atômica e molecular, compostos com íons lantanídeos e materiais moleculares nanoestruturados.

Data da última modificação: 24/10/2017, 20:02