Pós-Graduação em Física promove colóquio sobre documentos que não podem ser abertos

Evento é gratuito e será ministrado pelo professor Ricardo de Souza

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFPE irá promover na próxima sexta-feira (29) o colóquio “Abrindo documentos que não podem ser abertos”. O evento terá início às 16h no auditório do departamento, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). Gratuito e aberto para todos os públicos, o colóquio será ministrado pelo professor Ricardo de Souza, do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade.

A quantidade de documentos fechados no mundo é elevadíssima. Uma parte significativa destes documentos não podem ser abertos fisicamente, do contrário eles podem ser destruídos devido a sua fragilidade mecânica. Estes documentos se encontram em bibliotecas, arquivos públicos e privados, cartórios, museus etc. As instituições guardam estes documentos na esperança de que, em um futuro próximo, técnicas e métodos possam ser desenvolvidos para recuperar as informações neles registradas.

Nessa apresentação, o professor abordará algumas pesquisas sobre a recuperação de escritas em documentos históricos. Apresentará, também, os primeiros resultados obtidos após o uso de tomografia por raios X e, finalmente, o delineamento de uma proposta de implementação de um Tomógrafo Óptico para recuperação da informação dos documentos em suporte de papel.

Pós-Graduação em Física
posgrad@df.ufpe.br