Pós em Estatística realiza seminário sobre padrões de uso de terrenos urbanos em países em desenvolvimento

Seminário será amanhã (23), das 16h às 18h, na sala 11, no bloco A do Departamento de Estatística, localizado no CCEN

O Programa de Pós-Graduação em Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove o seminário “What Drives the Patterns of Urban Land Use in Developing Countries? Evidence from Brazil” amanhã (23), das 16h às 18h, na sala 11, no bloco A do Departamento de Estatística, localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife.

O palestrante será o professor Raul da Mota Silveira Neto, do Departamento de Economia da UFPE. Ele possui graduação em Economia pela UFPE e mestrado e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Seus trabalhos e pesquisas concentram-se nas áreas de Economia Regional, Economia Urbana, Economia do Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Raul da Mota Silveira Neto tem interesse específico na avaliação de políticas públicas, nas políticas de desenvolvimento regional ou local, nos determinantes da desigualdade e da migração, nos condicionantes da distribuição das famílias e atividades nas cidades, nos diferenciais de qualidade de vida entre cidades e nos determinantes do crescimento das cidades.

Resumo

This paper investigates the determinants of urban land use for the city of Recife, Brazil. Using microdata on 98,198 individual parcels and a conditionally parametric spatial multinomial logit model, we show that there are considerable spatial heterogeneities, which indicates that traditional parametric approaches may be inadequate in an intra-urban context. Additionally, some general patterns of land use are identified: transport infrastructures tend to attract commercial activities, while natural amenities tend to encourage residential development. Finally, it is evidence that, on average, the probability of unimproved lots is higher in the immediate vicinity of city historic center and verticalization is greater in areas near the city center and to the natural amenities.

Data da última modificação: 22/10/2019, 16:14