Colóquio de Física sobre “integrabilidade aplicada” acontece nesta sexta-feira (12)

O evento será no auditório do Departamento de Física a partir das 16h

Nesta sexta-feira (12), a partir das 16h, o Departamento de Física promove, no auditório do próprio departamento, o Colóquio de Física sobre “Integrabilidade aplicada: de gravitação a matéria condensada”. A palestra será conduzida por Fábio Novaes, pesquisador do Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Resumo

Integrabilidade é um conceito muito amplo. Geralmente, uma teoria é dita integrável se tem simetrias o suficiente para expressar todas as quantidades físicas de forma fechada. Neste seminário, iremos apresentar duas aplicações de integrabilidade na física. A primeira se refere ao cálculo dos chamados modos quasinormais de buracos negros, que podem vir a ser observados através de ondas gravitacionais. A segunda aplicação é na obtenção de funções de correlação na teoria de líquidos unidimensionais com dispersa não linear. Por fim, discutiremos brevemente como insights de matéria condensada podem ajudar a entender buracos negros quânticos.

Data da última modificação: 09/04/2019, 11:44