Colóquio de Física ocorre nesta sexta-feira (20)

Evento será ministrado pelo professor Eduardo Padrón Hernández a partir das 16h

Nesta sexta-feira (20), a partir de 16h, acontecerá mais uma edição do Colóquio de Física. Com tema “A Lei de Bloch e a desordem atômica em sistemas nanométricos”, a palestra será ministrada pelo professor Eduardo Padrón Hernández (DF), no auditório do Departamento de Física da UFPE. O evento é aberto para todos os públicos, sem necessidade de inscrição. No entanto, recomenda-se que se chegue por volta de meia hora antes.

Eduardo Padrón possui graduação em Física - Universidad de Oriente (1996), mestrado em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Física pela UFPE (2009). Atualmente é professor do Departamento de Física da UFPE. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas. De 2012 a 2014, foi vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais da Universidade. De 2014 a 2016, ocupou o cargo de subchefe do Departamento de Física e, de 2016 a 2018, foi chefe deste departamento. Desde 2018, é o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais da UFPE.

Resumo

A magnetização de saturação em função da temperatura tem sido amplamente estudada em materiais com ordenamento magnético espontâneo. Nos últimos anos, novos estudos têm sido apresentados para descrever sistemas de nanopartículas utilizando propostas empíricas e propostas baseadas em primeiros princípios. Nesta apresentação, iremos mostrar alguns dos nossos resultados onde a desordem atômica tem um papel marcante.

Programa de Pós-Graduação em Física

Data da última modificação: 17/09/2019, 15:05