Webinar discute estudo de mistura de quatro ondas degenerada em vapor atômico de Rb

Palestra será transmitida pelo YouTube do Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (Nicen) do CAA

“Estudo de Mistura de quatro ondas degenerada em vapor atômico de Rb” é o tema da palestra que será promovida amanhã (2), às 17h, com a professora Natalia Rodrigues de Melo, do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE). A palestra será transmitida pelo YouTube do Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (Nicen) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O evento é promovido pelo projeto de extensão Cicit, que envolve a apresentação de Colóquios Interdisciplinares de Ciências Exatas e de Inovação Tecnológica (Cicit) para estimular o espírito científico, divulgar as linhas de pesquisa desenvolvidas no campus e fortalecer as colaborações entre pesquisadores. O grupo é formado por alunos e professores do Nicen.

Resumo

Os estudos de efeitos de absorção e emissão ressonantes em amostras atômicas são fundamentais para o entendimento de diversos fenômenos não-lineares. Neste trabalho, exploramos o fenômeno não linear de mistura de quatro ondas (FWM) degenerada para investigar a resposta de uma amostra térmica de átomos de Rb onde a coerência é induzida na transição 5S1/2 ¿5P3/2 dos isótopos 85Rb e 87Rb. Numa configuração quase-copropagante dois sinais de FWM espacialmente simétricos são gerados. Vários efeitos interessantes podem ser investigados, na configuração experimental que trabalhamos, como interferências destrutivas entre os feixes gerados e de excitação e efeitos cooperativos de deslocamento em frequência, mas o foco da nossa pesquisa são os efeitos de saturação do sinal de FWM. Estes efeitos podem ser observados em função da densidade atômica e da relação de intensidade entre os feixes de excitação. O objetivo da nossa investigação é entender quais mecanismos podem ser responsáveis por essa saturação, uma vez que diferentes efeitos estão presentes no processo de geração de sinal como efeitos de propagação, absorção e casamento de fase, ou efeitos de competição.

Cicit Webinar
Data da última modificação: 01/06/2022, 16:52