Voltar

UFPE assina memorando de entendimento com a Polytechnique Montreal

Acordo prevê a realização de programas coordenados de ensino e pesquisa em vários campos das engenharias

Foto: Divulgação

Philippe Tanguy, Anísio Brasileiro, Raman Kashyap e Anderson Gomes celebram parceria

Dando sequência ao processo de internacionalização da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o reitor Anísio Brasileiro assinou ontem (16) um memorando de entendimento com a Polytechnique Montreal, em Montreal, no Canadá. O acordo, assinado pelo reitor da UFPE e pelo presidente da Polytechnique Montreal, professor Philippe Tanguy, prevê a realização de programas coordenados de ensino e pesquisa em vários campos das Engenharias, bem como o envio de professores, pesquisadores, especialistas e assessores para participar do desenvolvimento de projetos científicos, técnicos e acadêmicos ou prestar assessoria. A UFPE conta atualmente com mais de 160 acordos internacionais formalizados.

Outro objetivo é ajudar na formação do pessoal docente e organizar cursos de formação ou workshops. Ainda no âmbito do acordo, será possível o intercâmbio de estudantes matriculados em período integral na UFPE ou Polytechnique Montreal para participar de atividades acadêmicas e/ou de pesquisas que serão credenciadas pela instituição anfitriã a fim de cumprir parte dos requisitos para a obtenção de um grau de graduação ou pós-graduação em Engenharia na sua instituição de origem. Nesse caso, os estudantes terão que estar em conformidade com as condições e requisitos estipulados pela instituição anfitriã.

O acordo institucional foi concretizado a partir de colaboração já existente entre professores do Departamento de Física da UFPE (Anderson Gomes, Ernesto Raposo, Antonio Murilo, Leonardo Menezes e Cid Araújo) e da Polytechnique Montreal (Raman Kashyap), da área de Engenharia Física e Engenharia Elétrica. Os professores Anderson Gomes e Raman Kashyap serão responsáveis pelo andamento e ampliação do acordo, que deverá beneficiar as áreas de Engenharia, com ênfase em Engenharia Civil e Engenharia Biomédica.

Além da assinatura do Convênio, o reitor visitou diversas instalações da Polytechnique Montreal, incluindo um FabLab (laboratório de fabricação) gerenciado por estudantes. Também participou de uma apresentação sobre o TechMed, um novo modelo de atuação conjunta das áreas médicas e tecnológicas desenvolvido na Polytechnique com outros parceiros. O reitor ainda visitará a Universidade de Laval, no Quebec, para prospectar futuras colaborações internacionais.

Mais informações
Professor Anderson Gomes

andersonslgomes@gmail.com