Voltar

Seminário de Óptica da próxima terça-feira, dia 05/06

O Seminário de Óptica da próxima terça-feira, 05 de junho, será apresentado por André Siqueira (Mestrando do Departamento de Física/UFPE).

O Seminário de Óptica da próxima terça-feira, 05 de junho (14 horas, no auditório do Departamento de Física/UFPE), será apresentado por André Siqueira (Mestrando do Departamento de Física/UFPE).
 
Título: Construção e caracterização de fonte sintonizável de pulsos ultracurtos no infravermelho próximo baseada em amplificadores paramétricos
 
Resumo: Utilizando um sistema amplificado de Ti:safira como bombeamento principal, construímos uma fonte banda larga, pulsada, no infravermelho próximo (~1700 nm), através da geração de diferença de frequência entre dois amplificadores paramétricos (AP’s) sincronizados. Ambos os AP’s tiveram como bombeamento o segundo harmônico doTi:safira e como semente um único feixe, banda larga, obtido através de processo de geração de supercontínuo em um cristal de safira. Enquanto um dos AP’s foi montado para operar fixo no infravermelho próximo (~970 nm), em configuração banda estreita, o outro foi desenhado para trabalhar sintonizável no visível, em configuração banda larga. Ganhos com fatores acima de mil vezes foram aferidos nestes AP’s. Ao final, após a diferença de frequência entre os feixes de saída dos dois AP’s, foi observada emissão entre 1400 nm e 2000 nm, com capacidade de suportar pulsos de poucos ciclos ópticos e de se ter fase da envoltória portadora autoestabilizada devido ao processo de diferença de frequência.
Data da última modificação: 01/06/2018, 08:45