Voltar

Seminário de Óptica da próxima terça-feira, 23 de abril

O Seminário de Óptica da próxima terça-feira, 23 de abril (14 horas, no Auditório do DF/UFPE) será apresentado pelo M.Sc. Edwin Sánchez (Doutorando do Departamento de Física / UFPE).

Título: Ressonância magnética detectada oticamente com centros indi-viduais de nitrogênio vacância em nanodiamantes para detec-ção de campo magnético com resolução espacial nanométrica.
 
Resumo: O centro individual de nitrogênio-vacância com carga negativa (NV-1) é um defeito na rede de diamante cujas propriedades ópticas dependem dos estados de spin de seus elétrons opticamente ativos, exibindo características importantes como emissão de fótons individuais, longo tempo de vida do spin, alta eficiência quântica efotoestabilidade extraordinária mesmo em condições ambientais. O NV-1 possui um estado paramagnético de spin-tripleto no nivel fundamental, que é dividido pela interação spin-spin por D = 2,87GHz em uma projeção de estado de spin ms =0 e umdoubleto degenerado com ms=±1. Na presença de um campo magnético externo, a degenerescência dos níveis ms=±1 é levantada através do efeito Zeeman. A separação entre esses níveis é proporcional à amplitude do campo magnético externo. Estas razões tornam o centro NV-1 em nanodiamantes excelentes sensores de campo magnético em estado sólido. Além disso, seu tamanho nos permite medir campos magnéticos com resolução espacial nanométrica sondando o estado fundamental através da técnica de Ressonância Magnética Detectada Opticamente (ODMR). Neste seminário apresentaremos os nossos resultados emnanomagnetometria obtidos com a nossa montagem experimental simples, que nos permite a detecção de campos magnéticos a baixas frequências.
Data da última modificação: 22/04/2019, 10:41