Pós-Graduação em Química promove webcolóquio sobre geração de vapor para introdução de amostras em espectrometria atômica

O evento é apresentado nesta quarta (2) pela professora Gisele Simone Lopes, da UFC

O Programa de Pós-Graduação em Química promove nesta quarta-feira (2), a partir das 15h, o webcolóquio intitulado “Geração de vapor para introdução de amostras em espectrometria atômica”. O evento é apresentado pela professora Gisele Simone Lopes, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Auditório Virtual Professor Benício de Barros Neto. Para assistir ao colóquio, basta acessar no horário do evento este link.

Gisele é graduada em bacharelado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1995), e tem mestrado em Química (1998) e doutorado em Química (2002) pela mesma instituição. Fez pós-doutorado em Química Analítica no Metrology Group (Measurement Science and Standards) do National Research Council Canada (NRC) em Ottawa (2014). Desde 2004, é professora efetiva na UFC.

Tem experiência na área de química analítica, com ênfase em metrologia, métodos óticos de análise, tratamento de amostras e quimiometria. Desenvolve trabalhos com planejamento experimental e tratamento de dados em química ambiental (análises de águas e sedimentos), biocombustíveis (biodiesel, álcool), fármacos, alimentos e ligas metálicas. Desenvolve e estuda sistemas de digestão e solubilização de amostras, bem como sistemas alternativos de introdução de amostras com e sem pré-concentração, visando melhora nos limites de detecção para determinação de elementos traços e ultratraços por métodos ópticos de análise (FAAS, WCAAS, ICP-OES, ICP-MS).

Resumo

O sucesso de uma análise em espectrometria atômica depende de vários fatores, que vão desde a coleta e o preparo da amostra até sua introdução no equipamento. A eficiência do processo de introdução da amostra no espectrômetro reflete diretamente na sensibilidade da técnica. Neste sentido, métodos de geração de vapor para introdução de amostras em espectrometria atômica têm sido amplamente estudados por apresentarem 100 % de eficiência e, assim, melhoram a sensibilidade nestas técnicas.

Data da última modificação: 31/05/2021, 20:24