Pós-Graduação em Química promove colóquio sobre materiais avançados e tecnologias inovadoras aplicados à ciência forense

O encontro será realizado nesta quarta-feira (7), às 15h, via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQuímica) da UFPE promoverá um colóquio intitulado “Materiais avançados e tecnologias inovadoras aplicados à ciência forense: nanomateriais e macromoléculas”. O encontro será realizado nesta quarta-feira (7), às 15h, via Google Meet. O tema será abordado pela professora Adriana Santos Ribeiro, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A convidada possui graduação em Engenharia Química, mestrado em Química e Biotecnologia. Ambos realizados pela Universidade Federal de Alagoas. Além disso, é doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência nas áreas de Eletroquímica e de Polímeros, com ênfase em Polímeros Conjugados (síntese, caracterização e aplicações). Atua principalmente nos seguintes temas: síntese de derivados de polímeros conjugados, materiais eletrocrômicos e fluorescentes, dispositivos optoeletrônicos. Mais recentemente tem atuado nas temáticas referentes à aplicação de polímeros conjugados em Ciências Forenses.

Resumo

A maioria das técnicas convencionais para revelação de impressões digitais latentes são baseadas em reações químicas ou interações entre o revelador e os componentes do resíduo da impressão digital, promovendo o contraste entre a superfície e a marca latente. Entretanto, estes métodos podem ser limitados por fatores associados ao tamanho da partícula, toxicidade do reagente, seletividade ou sensibilidade, que podem ser contornados pelo desenho sintético de materiais inovadores baseados em nanopartículas ou macromoléculas, tais como polímeros condutores, aplicados como reveladores de impressões digitais latentes em diferentes superfícies e condições. Uma vez que as propriedades estruturais, ópticas e eletrônicas dos materiais podem ser ajustadas em escala molecular, o controle do tamanho do revelador é de fundamental importância para aprimorar a interação com o resíduo da impressão digital latente e/ou a superfície, aperfeiçoando o contraste cromático e a qualidade da imagem revelada (ou datilograma). Portanto, o desenvolvimento de novos reagentes e estratégias para aplicação de materiais em escala nano e macromolecular como reveladores de impressões digitais latentes constitui uma importante área em crescente expansão, proporcionando uma variedade de novos materiais que levam ao melhor desempenho de metodologias forenses. Os recentes progressos na aplicação de tais materiais para a revelação de marcas latentes presentes em superfícies diferentes e sujeitas a circunstâncias complexas serão discutidos no colóquio. O foco do debate será nas principais barreiras para tornar nanopartículas e polímeros condutores viáveis (e ocasionalmente preferidos) como materiais rotineiramente empregados por peritos forenses, e suas potenciais vantagens frente às metodologias convencionais para a coleta e análise de vestígios de cenas de crime.

Data da última modificação: 05/06/2023, 15:56