Voltar

Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPE promoverá colóquio sobre os trabalhos aplicados em Ecologia Química

O evento será realizado na próxima quarta-feira (17)

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPE promoverá um colóquio sobre os trabalhos aplicados em Ecologia Química. O evento será realizado na próxima quarta-feira (17), às 15h, no Auditório Professor Benício de Barros Neto, do Departamento de Química Fundamental (DQF).

O colóquio será ministrado pela professora Daniela Maria do Amaral Ferraz Navarro, chefe do laboratório de Ecologia Química, que possui experiência em análises cromatográficas de ácidos graxos e hidrocarbonetos (Norma ISO) e aroma florais (Técnica de Headspace dinâmico). Além disso, trabalha com extração de compostos ativos por fluído supercrítico (EFS), como também realiza atividades biológicas larvicidas, repelente e deterrente de oviposição frente ao mosquito Aedes aegypti e outros insetos.

Resumo

Na ocasião, será apresentado um breve histórico sobre a trajetória da chefe do laboratório de Ecologia Química da UFPE, Daniela Navarro, do início dos seus trabalhos em Ecologia Química, antes de sua contratação no Departamento de Química Fundamental (DQF), até os dias atuais. Haverá a apresentação de suas linhas de pesquisa na área de Ecologia Química e de seus principais trabalhos de pesquisa publicados. Também serão evidenciadas as suas colaborações internacionais e nacionais, a partir de 1998. Atualmente, é a única pesquisadora 1D do CNPq no Departamento de Química Fundamental e no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). A docente tem artigos publicados em jornais de alto fator de impacto como Bioresource Technology, Industrial Crops and Products, Current Biology. Muitos dos seus trabalhos foram patenteados, com aplicações na área da agricultura. Dois desses trabalhos são citados nas páginas do site do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos da América (USA). Durante o evento, serão apresentados trabalhos nas linhas de pesquisa de óleos essenciais, algas, aromas florais com atividades biológicas, entre outros.

Data da última modificação: 15/05/2023, 16:34