Voltar

Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPE promoverá colóquio sobre a bioacessibilidade de agentes de contraste de gadolínio

O evento será realizado na próxima quarta-feira (26)

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPE promoverá um colóquio intitulado “Evidência de alta bioacessibilidade de agentes de contraste de gadolínio em águas naturais após ingestão oral humana”. O evento será realizado na próxima quarta-feira (26), às 15h, no Auditório Professor Benício de Barros Neto, situado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). A professora Laís Souza, do Departamento de Química Fundamental (DQF), conduzirá a ocasião.

Resumo

Devido a grande incidência de concentrações antrópicas de gadolínio (Gd) em águas naturais; o aumento contínuo de seu uso em desenvolvimentos de tecnologia e produtos; bem como a ausência de dados sobre a potencial exposição humana ao Gd proveniente da ingestão de águas contaminadas, é necessário compreender de que forma os agentes de contraste gadolínio (Gd-CAs) reagem no sistema digestivo humano. Para isso, mediante testes de bioacessibilidade in vitro, pretende-se identificar a possibilidade de os Gd-CAs serem potencialmente assimilados por humanos após a ingestão oral e se há uma diferença significativa entre os agentes de contraste. Outro aspecto apontado refere-se à bioacessibilidade potencial do Gd antropogênico para águas encanadas em todo o mundo. Os agentes de contraste gadolínio são altamente bioacessíveis (77 a 112%). Dessa forma, a alta bioacessibilidade de um Gd antropogênico em águas encanadas exige ações apropriadas para desenvolver melhores práticas para tratar águas residuais contaminadas por Gd-CAs, a fim de salvaguardar a saúde da população e do ecossistema.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Química

pgquimica@ufpe.br

Data da última modificação: 24/04/2023, 17:53