Pós em Química promove seminário sobre poluição causada por microplásticos no meio ambiente

Amanhã (20), a partir das 15h, o Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE (PPG-Química) promove mais uma edição de seu tradicional colóquio on-line. Nesta edição do encontro, o PPG-Química irá receber Vitor Silva, pesquisador da Universidade de Aarhaus (Dinamarca), que falará sobre “Abordagens quimiométricas na análise de microplásticos”, relacionado à complexa poluição causada por dezenas de milhares de toneladas de microplásticos, em particular nos oceanos. Gratuito e aberto para todos os públicos, o seminário será transmitido através da plataforma Microsoft Teams.

Microplásticos são definidos como partículas de plástico com tamanho inferior a 5 mm. Essas partículas, provenientes da perda de lixo plástico em ecossistemas terrestres e aquáticos, são amplamente reconhecidas como contaminantes ambientais emergentes. As preocupações com os microplásticos ganharam uma nova dimensão devido aos potenciais danos que podem causar ao meio ambiente e aos potenciais efeitos à saúde humana. Embora esse poluente emergente precise ser tratado e seus efeitos melhores entendidos, o campo ainda é relativamente novo e métodos analíticos para amostragem, tratamento e análise ainda estão em desenvolvimento e maturação na comunidade científica.

Atualmente, o estado da arte para análise de microplástico é a microscopia infravermelha, e alguns métodos analíticos têm sido desenvolvidos utilizando essa técnica. Assim, nesta apresentação, Vitor apresentará os avanços e desafios analíticos neste campo de pesquisa e discutirá sobre as abordagens quimiométricas aplicadas à análise de microplástico utilizando microscopia infravermelha.

Vitor Hugo é doutor em Química pela UFPE (2018), com período sanduíche realizado na Universidade de Copenhague, Dinamarca. Realizou seu pós-doutoramento na Universidade de Aarhus (Dinamarca) e atualmente é pesquisador jovem na mesma universidade, atuando no desenvolvimento de métodos analíticos na análise de microplástico em ambientes marinhos. Tem experiência na área de química analítica e atua nos temas de espectroscopia vibracional, quimiometria (Calibração Multivariada e Classificação) e tecnologia analítica de processos.

petrus.santacruz@ufpe.br

Data da última modificação: 19/01/2021, 23:30