Método inovador usa smartphone e aplicativo para quantificar contaminantes em bebidas destiladas

Método consegue medir concentrações dos compostos nocivos de modo preciso e exato, alertando sobre amostras que estão fora da especificação

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade de Granada-Espanha desenvolveram um método inovador utilizando um smartphone e um aplicativo de imagens digitais para quantificação de contaminantes em bebidas destiladas. O estudo, compilado no artigo “Using a biphasic system and digital imaging analysis with chemometric tools for simultaneous determination of Cu2+ and furfural in cachaça”, é a capa deste mês da revista Analytical Methods, da Royal Society of Chemistry.

São autores do artigo: Mathews de O.K. Franco (doutor), Wilson J. Cardoso (doutorando), Castelo B. Vilanculo (docente) e Willian T. Suarez (docente), todos da Universidade Federal de Viçosa; Vagner B. dos Santos (docente e líder do Laboratório de Instrumentação e Automação em Analítica Aplicada – LIA3) e João Paulo B. de Almeida (doutorando em Química), ambos da UFPE; e Luis Fermín Capitán-Vallvey (docente), da Universidade de Granada.

O método consegue medir concentrações dos compostos nocivos cobre e furfural, de modo preciso e exato, alertando sobre amostras de bebidas que estão fora da especificação, segundo os limites estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Esse método tem insignificante geração de resíduo, o que permite classificá-lo como ambientalmente amigável. Ele usa o princípio de Química Verde e sustentável, empregando reagentes em baixíssimas concentrações e uma metodologia que não demanda equipamentos que consomem muita energia elétrica. Além disso, é fácil de utilizar e acessível, o que permite ao produtor fazer um controle de qualidade na linha de produção, praticamente sem custos e obedecendo à legislação vigente.

O trabalho foi desenvolvido na UFV em colaboração com a Universidade de Granada e com a UFPE, por meio do LIA3 do Departamento de Química Fundamental (DQF) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). Sobre a participação da UFPE, o professor Vagner Bezerra dos Santos (DQF/UFPE) explica: “Entramos com toda a parte de instrumentação do método, a saber, a plataforma de amostragem, a câmara, e desenvolvimento de toda a metodologia de aquisição da imagem digital, engenharia reversa e obtenção dos dados da imagem decomposta. Juntamente com a UFV e Universidade de Granada, também trabalhamos nas etapas de calibração, posterior análise das amostras e tratamento dos dados obtidos. Além, claro, da escrita e revisão final do artigo”.

Professor Vagner Bezerra dos Santos

vagner.bsantos@ufpe.br