Disciplina de Inovação em Química/Projetão abre inscrições para alunos de graduação e pós

Estudantes de graduação ou pós-graduação de qualquer curso ou instituição podem se inscrever na disciplina eletiva de Inovação em Química/Projetão, que visa oferecer aos estudantes a experiência de passar por um processo de inovação. Serão disponibilizadas vagas no Siga para todos os cursos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sem pré-requisitos para estudantes que não são de Química.

A metodologia inclui a localização de problemas relevantes no mundo real, a avaliação das soluções atuais, a ideação de uma solução alternativa com valor único, o teste da solução proposta, a construção de um modelo de negócio e o desenvolvimento de uma prova de conceito. Além disso, os estudantes trabalham a redação de patentes e a apresentação para avaliadores e investidores externos no final do semestre.

A disciplina será ministrada às segundas-feiras, das 8h às 12h, a partir do dia 2 de março. No ano passado, participaram alunos de graduação em Química Industrial, Engenharia de Alimentos, Engenharia Biomédica, Farmácia, Psicologia, Design, Ciência e Engenharia da Computação e de pós-graduação em Química, Ciência dos Materiais e Inovação Terapêutica.

No Demo Day de 2019.1, jurados externos do Porto Digital e Investidor Anjo premiaram o projeto Reorganno. Com a proposta de aproveitar vegetais rejeitados de ambientes urbanos para desenvolver uma linha de cosméticos sustentáveis, a Reorganno desenvolveu um hidratante para pele, contendo óleo essencial extraído de laranjas que seriam descartadas no Ceasa, além de um aplicativo para conectar clientes a vendedores.

Professor André Galembeck

andre@ufpe.br