Dia Internacional da Luz é celebrado com evento para estudantes e professores do Ensino Médio na UFPE

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fotônica (Info) e o SPIE Student Chapter Recife, em parceria com o LabFoton da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto Nacional de Fotônica (ICNT), promovem, nesta quarta-feira (16), Dia Internacional da Luz, um evento para estudantes e professores do Ensino Médio. Parte da programação ocorre nas escolas e a outra parte será na Concha Acústica da UFPE.

Pela manhã, das 9h às 12h, membros do SPIE Student Chapter Recife ministram palestra sobre Óptica e Fotônica nas escolas participantes. Este ramo estudantil da The International Society for Optics and Photonics é coordenado pelos professores Anderson Gomes (UFPE) e Mike Sundheimer (UFRPE), ambos discentes dos departamentos de Física das universidades federais.

A ocasião também marca o lançamento do livro “Brincando com a Luz e a Óptica”, escrito pelo professor Anderson Gomes. A obra foi pensada para servir como base para os primeiros contatos de estudantes do Ensino Fundamental II com a luz e algumas de suas propriedades, mas o material também pode ser adaptado para o Ensino Médio. Além dos textos explicativos, há sugestões de atividades e de material complementar. Uma versão em pdf está disponível no site da SPIE Student Chapters Recife

Na Concha Acústica da UFPE, a programação ocorre das 17h às 19h. Os professores Cid Araújo (UFPE) e Anderson Gomes vão ministrar uma palestra sobre os lasers e suas aplicações. O público também poderá conferir um show de lasers.

Site do Chapters
spierecife@gmail.com