DF celebra 50 anos e lança livro História da Física no Recife

Livro está disponível para venda on-line, em versão impressa e em formato de e-book

O Departamento de Física (DF) da UFPE celebrou 50 anos com o lançamento do livro “História da Física no Recife” na última sexta-feira (16), publicado pela Cepe Editora, e escrito por quatro professores, dos quais dois da UFPE, o professor aposentado do Departamento de Engenharia Eletrônica Ascendino Silva e o professor Marcos Galindo, do Departamento de Ciência da Informação; e os professores Osvaldo Pessoa Júnior, de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), e Wanderley Vitorino, docente de Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O professor Fernando Machado, que atua nos Programas de Pós-Graduação em Física e em Ciência de Materiais, escreveu a introdução do título e foi coordenador do projeto nos bastidores.

Fotos: Eugênia Bezerra

Publicação traz resgate histórico do DF

O livro “História da Física no Recife” contextualiza o momento histórico em que o departamento foi criado, em 1971, incluindo seus aspectos econômicos e políticos. Sem esquecer dos protagonistas, os cientistas, e suas memórias. Nas 316 páginas, o leitor conhecerá as causas e circunstâncias que culminaram no reconhecimento nacional e internacional de um dos melhores departamentos de Física do País. Prova desse reconhecimento foi a citação ao departamento que consta em relatório do Prêmio Nobel de Física de 2021.

A obra ainda conta com apresentação da atual vice-governadora, ex-secretária de Ciência e Tecnologia do Estado e engenheira Luciana Santos. “Nesse momento em que passamos por ataques ao conhecimento, numa cruzada de negacionismo e sabotagem a um projeto estratégico de nação, é importante ressaltar que a valorização da ciência passa por decisões políticas”, declarou Luciana Santos em nota enviada ao DF. Ela não pôde comparecer ao evento por estar em Brasília na ocasião.

Docentes comemoram o reconhecimento alcançado pelo DF

O reitor Alfredo Gomes fez questão de também parabenizar a todos. “O desejável é que possamos fortalecer os projetos e as pessoas, celebrar os 50 anos desse departamento diante de uma conjuntura que vai melhorar é muito bom. O DF tem uma visão estratégica do país, com pesquisadores renomados que conseguem discutir o papel da ciência diante de um país soberano e autônomo”, explanou.

A diretora do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Claudete Fernandes Pereira, docente do Departamento de Física, parabenizou os envolvidos no projeto e contou sobre as mudanças do DF e da força da UFPE. “Sou a primeira diretora do DF após 40 anos e a primeira diretora do CCEN. E agora temos mais duas novas professoras contratadas no departamento, passamos de três para cinco professoras, é muito bom ver as mudanças ocorrendo. Já mudei de universidade três vezes, mas agora eu fico, pois me identifiquei com a garra e a posição política da Universidade”, disse ela.

O diretor científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe), Paulo Cunha, docente do Centro de Informática (CIn), destacou o quanto o DF e o CCEN, de maneira geral, sempre foram referenciais para ele, pela seriedade e competência com que trabalham. “Parabenizamos a Física pela seriedade e competência, e que sirva de farol para toda a Física desse país, em nome da Facepe, que sempre foi parceira da Física, parabenizo a todos vocês”, afirmou ele.

O livro pode ser adquirido no site da Cepe Editora, sendo R$ 80,00 o livro impresso e R$ 24,00 o e-book.

Data da última modificação: 20/12/2022, 13:07