Departamento de Química Fundamental lamenta falecimento do professor Larry Clark Thompson

Thompson contribuiu na definição das linhas prioritárias de pesquisa do DQF, com o qual manteve colaboração desde a década de 1970

A UFPE, em especial o Departamento de Química Fundamental (DQF), lamenta o falecimento, no dia 15, aos 85 anos, do professor Larry Clark Thompson, do Departamento de Química da Universidade de Minnesota-Duluth, nos Estados Unidos. “Thompson deu enorme contribuição na definição das linhas prioritárias de pesquisa do DQF na área de química de coordenação e espectroscopia de lantanídeos (elementos do Bloco F) – através de colaborações que se iniciaram nos anos 70 com o professor emérito Gilberto Sá (DQF) e Oswaldo Serra (USP Ribeirão Preto) – e manteve contato com o Grupo de Espectroscopia de Lantanídeos do DQF durante toda a sua vida acadêmica”, destaca o professor Petrus Santa Cruz. Em 2009, o DQF realizou o “Workshop de 40 Anos de Cooperação Internacional: Larry Thompson e o Brasil”.

Em 2002, Thompson participou da banca de tese da doutoranda Cristiana Gameiro, com trabalhos pioneiros na exploração da degradação de seus complexos de lantanídeos, que resultou em dosímetro de radiação UV patenteado pelo laboratório LandFoton da UFPE. “Antes de participar da banca, sempre muito generoso, Thompson hospedou a estudante em sua residência em Minnesota-Duluth, para que ela provasse, em seu laboratório, que os complexos realmente se degradavam sob ação da radiação UV, dando origem a uma nova linha de pesquisa de dispositivos para prevenção de câncer de pele, atualmente explorados para monitoramento individual de vitamina D em projeto do programa Sibratec Nano, gerenciado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de UFPE (Fade UFPE)”, explica Santa Cruz. Thompson esteve na UFPE pela última vez em 2017.

Data da última modificação: 22/09/2020, 16:54