Voltar

Conselho Universitário aprova a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa

Já os docentes Ivon Fittipaldi (in memoriam), Salvador Vilar Correia Lima e Antônio Paulo Rezende receberão o título de Professor Emérito

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Conselho Universitário, aprovou a concessão de quatro títulos honoríficos, na reunião do último dia 20, realizada no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, no Campus Recife. O título de Doutor Honoris Causa foi aprovado para o professor catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e atual presidente de Portugal, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa. Já o título de Professor Emérito foi direcionado aos docentes da UFPE Ivon Palmeira Fittipaldi (in memoriam), Salvador Vilar Correia Lima e Antônio Paulo de Morais Rezende. 

Conheça os homenageados

Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa

O professor e presidente de Portugal, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, licenciou-se em Direito (1971) e doutorou-se em Ciências Jurídico-Políticas (1984), pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. No cenário acadêmico, evidencia-se uma sólida formação, com especialidade em Direito Constitucional e ampla experiência em Direito Administrativo, Ciência Política, Teoria do Direito e Filosofia do Estado, culminando com o grau de professor catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Tem uma vasta e relevante produção científica, com diversas obras de referência. É membro do Grupo Europeu de Direito Público, além de ter participado do anteprojeto de criação da Faculdade de Direito de Bissau, na Guiné-Bissau, na África. Presidiu ainda a Comissão Instaladora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (1995-1996 e 2001-2003), de onde é Doutor Honoris Causa desde 2005.

No âmbito político, filiou-se ao Partido Social Democrata, em 1974, tendo sido o primeiro presidente eleito da Comissão Política Distrital de Lisboa (1975-1977) deste partido. Um ano após, foi eleito deputado à Assembleia Constituinte, quando participou da elaboração da Constituição Portuguesa de 1976. Em 1981, ingressou no VIII governo constitucional, como secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, passando, em 1982, a assumir o cargo de ministro dos Assuntos Parlamentares. Foi candidato a presidente da república portuguesa pela primeira vez, em 2016, quando conquistou 52% dos votos, tomando-se presidente da república perante o Parlamento em 9 de março de 2016. Foi reeleito, em 2021, com 60,7% dos votos válidos, vindo a ser o primeiro candidato presidencial a vencer em todos os colégios eleitorais do país.

A proposta de concessão do título de Doutor Honoris Causa a Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa é oriunda do Conselho do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPE.

Ivon Palmeira Fittipaldi (in memoriam)

O professor Ivon Fittipaldi, do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), foi um dos fundadores com papel fundamental na construção do Departamento de Física da UFPE. Durante o curso de Engenharia Elétrica, conheceu quatro colegas com quem iria criar o grupo de Física no Recife e, mais tarde, fundar o Departamento de Física, contribuindo de maneira decisiva para o seu desenvolvimento. Possuía graduação em Engenharia Elétrica, mestrado e doutorado em Física, pós-doutorado na Temple University, Filadélfia (EUA) e na University of Oxford, em Oxford (Reino Unido). Era professor titular da UFPE. No período 1993-1994, assumiu o cargo de diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE, onde marcou sua presença ao empenhar-se para integrar os diversos departamentos do centro acadêmico e melhorar as instalações físicas dos Departamentos de Química Fundamental e de Informática.

Em 1994, foi do professor Fittipaldi a ideia de elaborar um projeto para a implantação de um Museu de Ciências em Pernambuco. Em articulação com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, o projeto foi chamado de Espaço Ciência. Atualmente, o Espaço Ciência está situado no Complexo de Salgadinho e foi gradualmente aperfeiçoado, tornando-se uma referência nacional de ambiente de divulgação de ciência e educação científica. Ele assumiu a Diretoria Científica da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), no período 1999-2003. Faleceu em 29 de dezembro de 2020, vítima de covid-19.

A proposta de concessão do título de Professor Emérito a Ivon Fittipaldi é do Departamento de Física do CCEN da UFPE.

Salvador Vilar Correia Lima

O professor Salvador Vilar Correia Lima, da Área Acadêmica de Cirurgia do Centro de Ciências Médicas (CCM), ingressou na UFPE, em 1996, e, à época, já possuía livre-docência (1991) pela Universidade do Rio de Janeiro (UNI-Rio). Realizou seu doutorado em Medicina (1995-1997) na UFPE. No ano de 2000, obteve outra livre-docência pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O professor ainda possui três cursos de especialização em Urologia. Ao longo de sua carreira docente na UFPE, ele dedicou-se ao ensino da graduação do módulo Cirurgia Urológica do 6º período do curso de Medicina e, na pós-graduação, às disciplinas Anatomia e Fisiologia Aplicada ao Sistema Urinário e Modelos Experimentais. No que se refere às suas atividades científicas, publicou (como autor ou coautor) 72 artigos científicos, os quais geraram mais de 500 citações; orientou/coorientou 14 dissertações de mestrado e 14 teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia, do qual é membro desde 2002. Publicou como autor/coautor dois livros e 20 capítulos de livros e, desde 2008, é membro do corpo editorial do periódico The Journal of Urology. Entre suas atividades de inovação, destaque para sete patentes registradas/solicitadas.

Quanto ao exercício de cargos administrativos na UFPE, de 2008 a 2013, foi titular da Comissão de Ética em Experimentação Animal do Centro de Ciências Biológicas (atual Centro de Biociências); coordenou, de 1996 a 2013, o Serviço de Urologia do Hospital das Clínicas, onde supervisionou residentes de Urologia na Enfermaria de Cirurgia Urológica, além de realizar atividades de extensão. O professor Salvador Lima recebeu os prêmios de Cidadão do Recife, concedido pela Câmara Municipal do Recife-PE (2014), e a Medalha do Mérito Maciel Monteiro, concedida pela Sociedade de Medicina de Pernambuco (2005). 

A proposta de concessão do título de Professor Emérito a Salvador Lima é oriunda da Área Acadêmica de Cirurgia do CCM da UFPE.

Antônio Paulo de Morais Rezende

O professor Antônio Paulo de Morais Rezende, do Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, graduou-se em Direito (1975) pela Universidade Federal de Pernambuco, mas foi na área de História que se notabilizou e exerceu toda sua vida profissional/acadêmica. Fez mestrado em História (1981) pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em História Social (1992) pela Universidade de São Paulo e pós-doutoramento (1998) também pela Universidade de São Paulo. Ao longo de sua trajetória de 35 anos de exercício efetivo na UFPE, atuou em diversas esferas acadêmicas e administrativas. Lecionou nos cursos de graduação e pós-graduação. Participou, na Universidade Federal de Pernambuco, de 330 bancas de conclusão de curso de graduação, de qualificação e de doutorado. Atuou ainda como orientador de mestrado, doutorado ou supervisor de pós-doutorado de cerca de 90 pós-graduandos, além de ter exercido o cargo de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE.

Foi também professor visitante nas Universidades Federal de Alagoas e do Pará, além da Universidade Católica de Pernambuco. Atuou como consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e da Fapesp, além de ser membro do conselho editorial de revistas como Árius: Revista de Ciências Humanas e Artes, Revista Brasileira de História, revista Saeculu do Programa de Pós-Graduação em História da UFPB, Clio: Revista de Pesquisa Histórica do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE e revista do Programa de Pós-Graduação em História da Unesp. Tem participação como pesquisador no Grupo História, Política, Memória e Imagem do CNPq. 

Em seu legado de produção científico-acadêmica, constam 18 artigos publicados em periódicos, sendo ainda autor ou coautor de cerca de 55 livros. Destacou-se ainda na área de gestão como assessor na Secretaria de Educação do Recife, desempenhando papel de relevância para a qualificação dos profissionais de ensino. 

A proposta de concessão do título de Professor Emérito a Antônio Paulo de Morais Rezende foi apresentada pelo Departamento de História do CFCH da UFPE.

Data da última modificação: 26/04/2023, 14:50