Colóquio da Física vai abordar os circuitos neuronais de prazer e aversão

Palestrante sera a professora Ana João Rodrigues, da Escola de Medicina da Universidade do Minho (Portugal)

O Departamento de Física da UFPE vai promover, nesta sexta-feira (12), às 16h, colóquio sobre o tema “Desvendando os circuitos neuronais de prazer e aversão", com a participação da professora Ana João Rodrigues, da Escola de Medicina da Universidade do Minho (Portugal). O evento será transmitido no ambiente virtual Google Meet. Os interessados devem entrar com o microfone desligado utilizando o e-mail institucional (@ufpe.br).

Resumo

Num mundo dinâmico, até os circuitos neuronais simples evoluíram para filtrar informação, atribuindo validade a estímulos, determinando se são positivos/atrativos e devem ser abordados ou negativos/aversivos e devem ser evitados. Isto é crucial para a sobrevivência, e déficits neste processo estão presentes em distúrbios neuropsiquiátricos, tais como depressão e adição. Nas últimas décadas, estudos em modelos animais e humanos mostraram que diferentes regiões do sistema límbico codificam prazer/aversão, incluindo o núcleo accumbens (NAc). O NAc é composto principalmente por neurônios que expressam o receptor de dopamina D1 ou que expressam D2. Inicialmente, pensava-se que o prazer e a aversão seriam segregados a nível destas populações geneticamente distintas: neurônios D1 codificam prazer e neurônios D2 codificam aversão. No entanto, este modelo não explica dados recentes do nosso laboratório e de outros, enfatizando que precisamos reconsiderar como o prazer/aversão são codificados nesta região. Neste seminário, irei apresentar dados que demonstram que tanto os neurônios D1 como os D2 são importantes para a codificação de prazer e aversão. Além disso, irei apresentar algumas das ferramentas que usamos na área das neurociências para desvendar os circuitos neuronais envolvidos num determinado comportamento.

Data da última modificação: 08/11/2021, 16:04