Aluno de Matemática da UFPE ganha ouro em competição internacional

Thiago Landim de Souza Leão foi destaque na delegação brasileira na 25ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários, realizada na Bulgária

Thiago está no 3º período do bacharelado em Matemática

O aluno do 3º período do bacharelado em Matemática da UFPE Thiago Landim de Souza Leão foi um dos ganhadores de medalha de ouro na 25ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários, que se encerrou na última sexta-feira (27), na cidade de Blagoevgrad, na Bulgária. Ao conquistar a medalha de ouro, com a soma de 62 pontos, Thiago foi o destaque da delegação brasileira, junto com Hudson William Braga Vieira, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), também medalhista de ouro, que obteve 52 pontos.

Com esse resultado, Thiago Souza Leão, integrante da equipe do projeto de extensão de treinamento para participantes de competições de Matemática, coordenado pelo professor Ricardo Bortolotti, do Departamento de Matemática da UFPE (Dmat), soma, nos últimos 12 meses, três medalhas em três competições, sendo ouro no Nacional, prata na Ibero-americana, e ouro na Internacional. Para Bortolotti, que destaca o mérito pessoal do estudante, “essa conquista é indescritível, pelo fato de ser a primeira competição internacional em que ele participa e por ele ainda ser novo, tendo competido com graduandos que estão em final de curso”.

Foto: Site da OBM

Equipe brasileira trouxe 13 medalhas da competição, sendo duas de ouro

A delegação brasileira contou com representantes do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME), PUC-Rio e da Universidade Estadual do Ceará (Uece), além do estudante da UFPE. Na competição, o Brasil conquistou 13 medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e sete de bronze.

O evento é organizado pelo University College London, em parceria com a American University in Bulgaria e é a maior competição para estudantes universitários e recebe os mais destacados graduandos em matemática e ciências afins de todo o mundo. Neste ano, foram 351 competidores, de algumas das instituições mais prestigiadas do mundo a exemplo das britânicas Cambridge e Oxford, da École Polytechnique (França), MIT (EUA) e Bonn (Alemanha). Para ir à Bulgária, Thiago contou com o apoio da Reitoria da UFPE, que arcou com os custos da viagem.

Data da última modificação: 18/09/2018, 12:19