MANIFESTO DE REPÚDIO À AÇÃO DO CREF12

No dia 18 de maio de 2023, quinta-feira, no turno da manhã, estiveram no Colégio de Aplicação da UFPE fiscais do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco (CREF12) solicitando autorização para entrada na escola. Esta foi devidamente autorizada pela Gestão.

O grupo se dirigiu ao Complexo de Educação Física do Colégio e, em atitude arbitrária e descabida, mencionou conduzir o professor à delegacia, retirando-o de sala de aula com a atividade já iniciada, alegando que o mesmo não possuía registro no referido conselho profissional, com isso, constrangendo o docente e os estudantes. Essa ação foi uma agressão à liberdade de cátedra e à inviolabilidade da sala de aula, além da privação de exercício da docência por um professor portador de diploma de Licenciatura Plena, concursado e empossado em cargo público federal, sob Regime Jurídico Único, exigências legais para a docência na UFPE, onde o docente é servidor efetivo há quase 40 anos.

Destacamos que os fiscais do CREF12 trouxeram a esta escola supostos policiais civis armados, que entraram na instituição sem mandado judicial e sem autorização da gestão. A autorização de entrada foi restrita aos fiscais do CREF. Esses supostos policiais não se identificaram, apenas informando que eram da delegacia do consumidor.

A assessoria jurídica da Associação dos Docentes da UFPE (ADUFEPE) e assessoria jurídica do Gabinete da Reitoria forneceram todo o apoio necessário ao docente e, por esta razão, a arbitrariedade da condução do professor NÃO foi realizada. A gestão do CAp-UFPE, junto à assessoria jurídica da ADUFEPE, acompanhou o docente à Polícia Federal a fim de denunciar os abusos cometidos e solicitar abertura de inquérito, haja vista estarmos em uma universidade pública federal. Este Colégio não coaduna com a postura adotada, bem como manifesta total e irrestrito apoio ao professor por ter o seu espaço de sala de aula violado e a sua docência interrompida durante a aula.

Assim, registramos o nosso repúdio à ação abusiva do CREF12 e à entrada não autorizada da Polícia Civil (Delegacia do Consumidor) nesse espaço escolar, o que nos faz lembrar os tempos sombrios da ditadura. Cobramos dessas instituições o compromisso e o respeito à educação, ao serviço público e à democracia.

A Direção do CAp-UFPE

Data da última modificação: 19/05/2023, 13:24