Destaques Destaques

Voltar

Universidade lamenta falecimento do professor e arquiteto Antônio José do Amaral e Silva

Antônio foi responsável pela formação de muitos dos quadros mais recentes da geração que, atualmente, exerce arquitetura e urbanismo em Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lamenta o falecimento do professor aposentado e arquiteto Antônio José do Amaral e Silva, ocorrido ontem (5). O docente, que tinha 78 anos, atuou na instituição no ensino da graduação e, como arquiteto, junto à Prefeitura da Cidade Universitária durante a gestão da professora Norma Lacerda. É o responsável pelos projetos dos Centros Acadêmicos do Agreste (CAA) e de Vitória de Santo Antão (CAV). Além de sua contribuição na docência, também tem atuação reconhecida junto ao Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU).

A professora Virgínia Pontual, amiga e colega de departamento, explica que Antônio formou muitos dos quadros mais recentes da geração que, atualmente, exerce Arquitetura e Urbanismo em Pernambuco. “Ele era muito sábio em transmitir e formar alunos, assim como em realizar a sua própria produção. Seu legado, tanto no ensino quanto na produção arquitetônica, faz dele uma pessoa muito especial e de difícil substituição”, afirma. O arquiteto lecionou as disciplinas de Projeto de Arquitetura, vinculadas ao antigo currículo da graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPE, de 1990 a 2011, quando se aposentou.

Virgínia lembra que o professor Antônio Amaral estava ligado a uma geração de transição entre a velha e a nova geração de arquitetos, porém que era formado pela velha geração, de Borsoi, de Vital, dentre outros. “Tinha uma genialidade e uma formação muito densa, profunda. Era extremamente sensível e doce no trato com as pessoas, pois aliava sensibilidade, doçura, genialidade e competência, o que é muito raro. Sem dúvida nenhuma, fará falta não só a seus familiares, como à arquitetura e urbanismo em Pernambuco e, especialmente, à UFPE”, afirma. O velório de Antônio José do Amaral e Silva foi realizado hoje (6), no Cemitério Morada da Paz.

Data da última modificação: 06/01/2022, 18:16