Destaques Destaques

Voltar

Centro de Educação agora conta com Espaço Literário das Crianças

Novo equipamento funciona dentro da biblioteca do centro e foi inaugurado na sexta-feira (16)

O Centro de Educação (CE) agora conta com um Espaço Literário das Crianças, dentro da biblioteca setorial. A inauguração do espaço ocorreu na sexta-feira (16), dentro da programação da IX Feira de Leitura - Territórios Interculturais da Leitura, que acontece de hoje (20) até o dia 22 deste mês.

Fotos: Júnior Anjos

Reitor Alfredo Gomes prestigiou a inauguração do espaço

De acordo com a professora aposentada Ester Rosa, do Centro de Educação, que é membro da Comissão Organizadora do Espaço Literário das Crianças, o sentido de um serviço como esse é servir de modelo para outras universidades e bibliotecas. “Não um modelo que não possa ser alcançado, mas um modelo possível e viável. As bibliotecas são como estações de conhecimento, lugares de chegada e partida”, explicou ela. A professora Carol Perruci complementou: “A biblioteca é um lugar de memória e de conexão entre pessoas.”

Segundo o coordenador do espaço, professor Clécio Bunzen, há sete anos estava sendo planejado o que seria inicialmente uma bebeteca e brinquedoteca. “O projeto acabou assumindo uma forma maior que o anterior, para crianças maiores também, de zero a 12 anos, e, pra gente, ainda é uma primeira etapa. Queremos ampliar, fazer um jardim, aumentar o acervo. Mas estamos emocionados em conseguir inaugurar o Espaço Literário das Crianças hoje, fazendo um link com a Feira de Leitura que começa dia 20. A Creche Paulo Borges será a primeira creche/escola a fazer uma visita de mediação na semana da feira”, destacou ele.

O reitor professor Alfredo Gomes parabenizou a iniciativa da construção e inauguração do espaço infantil e enfatizou a fundamental articulação universidade-comunidade. “Vamos nos articular para trazer cada vez mais a comunidade para dentro da UFPE. A política de cotas transformou a nossa universidade de forma belíssima, mais de 50% dos nossos alunos são provenientes de escolas públicas, ou são negros, indígenas ou pessoas com deficiências. E esse espaço infantil aqui dentro do Centro de Educação, que ficou lindo, vai beneficiar muitas crianças das comunidades ao redor e escolas públicas”, afirmou.

Mãe e filha aproveitam momento de leitura de livros e diversão

O coordenador da Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, Reginaldo Pereira, lembrou a importância de haver a troca salutar entre a universidade e as comunidades. “A troca com as comunidades é muito importante. Nós ajudamos a construir o espaço e queremos ver a Várzea aqui dentro. Nossas crianças sonham em estudar aqui. Vamos construir cada vez mais e fazer esse espaço crescer”, disse Pereira.

Ao final do evento, a contadora de histórias, Socorro Barros, contou uma história da tradição oral hindu intitulada “Uma história em busca de quem a escute”, retirada do livro “A arte de contar histórias e o conto da tradição oral em práticas educativas”, de Alessandra Giordano.

PROGRAMAÇÃO – A IX Feira de Leitura Territórios Interculturais da Leitura acontece de hoje (20) até quinta-feira (22). A feira é um encontro anual que objetiva promover debates no campo da biblioteca, da literatura e da leitura e procura mobilizar diversas ações que contribuam para uma sociedade cada vez mais leitora. Uma peculiaridade dessa feira é seu enfoque nas mediações de leitura e no acesso público ao livro e à leitura, com destaque também para a produção autoral e editorial, especialmente de comunidades periféricas, mulheres e jovens. A programação pode ser encontrada na página oficial do evento no Facebook

Fruto de uma articulação interinstitucional mobilizada pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel), a promoção da feira inclui em sua comissão organizadora, desde sua primeira edição, o movimento de bibliotecas comunitárias, organizações culturais e instituições governamentais. Em 2020, esta ação passou a integrar o Programa de Extensão “Bibliotecas comunitárias na UFPE e UFPE nas bibliotecas”, o que lhe assegurou uma maior vinculação institucional e ampliou seu alcance em termos de público.

Para a edição de 2022, ao escolher como tema “A Mulher - Literatura, leitura e resistência”, a equipe organizadora pretende provocar um amplo debate acerca da importância da leitura para a constituição de identidades coletivas, com destaque para a o papel da mulher na escrita, leitura e mediação literária, com destaque para a cultura popular, os saberes dos povos originários, a diversidade étnico-racial e para as múltiplas linguagens artísticas e sua contribuição para a afirmação de valores humanos em uma sociedade inclusiva.

Na 9ª edição, serão realizadas diversas ações em formato remoto, com mesas de debates, sarau poético, minicursos, lançamento de livros e revistas, encontros com escritores, apresentações musicais e veiculação de vídeos com mediações de leitura. Seguindo protocolos definidos no contexto da pandemia da covid-19, as atividades presenciais serão restritas, com a realização de oficinas para crianças e jovens e a distribuição de 700 “Sacolas de leitura”, com livros e materiais lúdicos para crianças das comunidades de 14 bibliotecas comunitárias, escolas Xukuru e comunidade da Várzea, todas envolvidas na realização da Feira de Leitura.

Data da última modificação: 21/09/2022, 15:27