Destaques do CAA Destaques do CAA

Novo prédio do curso de Medicina do Campus do Agreste será inaugurado na quinta-feira (10)

A cerimônia, agendada pela administração central da UFPE, terá início às 10h e será transmitida ao vivo, pelo canal Campus do Agreste UFPE no YouTube

Próxima quinta-feira (10) será inaugurado o novo prédio do curso de Medicina, do Núcleo de Ciências da Vida (NCV), situado no Campus do Agreste da UFPE, em Caruaru. A cerimônia, agendada pela administração central da UFPE, terá início às 10h e contará com a presença do ministro da Educação, senhor Milton Ribeiro, do reitor da UFPE, professor Alfredo Macedo Gomes, e do diretor do CAA, professor Manoel Guedes Alcoforado, além de convidados, autoridades, gestores, professores, técnicos e estudantes da UFPE.

Em observância aos protocolos de segurança estabelecidos para a Covid-19, o número de convidados para o evento foi limitado a 40 pessoas, a fim de que possam ser seguidas as regras de distanciamento, uso de máscaras, controle de acesso e uso de álcool 70%. *

Com a construção iniciada em 2018, o  edifício que será inaugurado possui uma área total de 7.000 m² distribuídos em quatro pavimentos. O projeto arquitetônico é assinado por Maria Isabel Pinto e Enio Eskinazi, arquitetos da UFPE. Entre os ambientes estão: 02 (duas) salas de aula grandes (80m²), 06 (seis) salas de aula pequenas (53m²), 24 salas de tutoria (20m²), 01 (uma) Biblioteca, 01 (um) auditório com 100 lugares, 10 (dez) laboratórios de ensino e pesquisa (Estologia/Microscopia, Imuno/Bioquímica, Genética, Microscopia, Parasitologia, Fisiologia/Farmacologia, Hematologia/Microbiologia, Laboratório Morfofuncional e de Sensibilidades), 03 (três) laboratórios de Informática, salas de videoconferência e de simulação, área administrativa, sala de professores, copa e almoxarifado, entre outros. Aproximadamente metade dos espaços estão totalmente mobiliados e equipados, o que já permite o funcionamento do curso na nova edificação.

A aquisição do terreno para construção, em 2016, contou com o apoio de um conjunto de emendas parlamentares, na ordem de 1,8 milhões de reais. A edificação recebeu o investimento total de 21 milhões de reais, financiados com recurso do MEC. A liberação dos recursos para a execução das obras foi fruto da articulação da gestão do CAA e da UFPE com o MEC, com o apoio do então ministro da Educação, Mendonça Filho.

A entrega do novo prédio beneficiará 71 docentes do curso, 480 alunos de graduação, 33 alunos em cinco residências médicas, 18 técnicos administrativos, além de toda a comunidade do Campus do Agreste e também da comunidade da região, que poderá utilizar os novos espaços para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Sobre a conclusão do prédio, o professor Saulo Feitosa, coordenador do NCV, afirma que “além de possibilitar melhores condições de aprendizagem aos estudantes, o que qualifica ainda mais o processo formativo, possibilitará também o desenvolvimento de pesquisas cujos resultados se constituirão em benefícios para a sociedade, de modo particular para as populações da região.”. O coordenador reforça também que, além das pesquisas, que agora poderão acontecer em laboratórios próprios da unidade, as ações de extensão, desenvolvidas através de vários projetos e ligas acadêmicas das várias áreas da medicina e voltadas diretamente para a população, serão beneficiadas com espaços mais adequados. “A partir de agora teremos todas as condições para ampliar o diálogo entre a universidade e a sociedade, contribuindo para que a UFPE cumpra, da melhor maneira possível, sua missão de instituição pública de ensino, pesquisa e extensão à serviço do bem comum.", afirma Saulo.

Para o professor Manoel Guedes “O prédio é muito mais que uma edificação. Ele é a concretização de um sonho. Representa a conquista, a vitória, a realização como fruto de muito trabalho, de muitas pessoas, por um longo tempo, um total de 5 anos. Ele será um marco para história da UFPE, da medicina e do nosso estado.”. O diretor do CAA destaca também o impacto da obra para formação de médicos, para o avanço da pesquisa e para o desenvolvimento da saúde na região, além das relações interdisciplinares com os demais cursos e núcleos do Campus e com a comunidade da região.

*Texto editado em 07/12/2020, às 21:28: Devido a limitações técnicas e de pessoal, causadas pela pandemia da Covid-19, diferente do que havia sido informado anteriormente, a cerimônia de inauguração não será transmitida pelo canal do Campus do Agreste UFPE no YouTube.

Data da última modificação: 07/12/2020, 21:34