Destaques do CAA Destaques do CAA

Reunião entre CAA e CIN visa parceria na graduação, pós-graduação e inovação

Um dos pontos tratado na reunião foi a parceria de pré-incubação de empresas entre a Incubagreste (CAA) e a SandPit (CIN).

No dia 13 de setembro, as direções do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e do Centro de Informática (CIN/UFPE) realizaram uma reunião para discutir o desenvolvimento de projetos conjuntos de incubação de startups dos cursos de graduação e pós-graduação.

Participaram da reunião o diretor do CAA e do CIN, professor Manoel Guedes e professor Paulo Borba; o vice diretor do CIN, professor Sérgio Soares; a assessora de Inovação Michele Lima, e o vice-coordenador de pesquisa do CAA Fabrício Oliveira.

Entre os pontos tratados na reunião estão: a criação do curso de graduação multi-campi em Ciência da Computação com ênfase em engenharia de software com salas síncronas e docentes tutores; e a integração de disciplinas, capacitações e especializações do CIN para o campus para fortalecer o habitat de inovação de Caruaru, entre as possibilidades: Residência em Software; Inteligência Artificial aplicada a teste de Software; Robótica; Visão Computacional; Engenharia e Ciência de Dados;MBA BI & Analytics e MBA em Gestão da Tecnologia .

Além disso, foi tratado sobre a parceria de pre-incubação de empresas entre a Incubagreste (CAA) e a SandPit (CIN).

"A nossa expectativa é que a cooperação do CIN com o CAA seja um importante mecanismo para reforçar a formação de desenvolvedores de software no interior do estado, ao mesmo tempo em que experimentamos novas técnicas e tecnologias de ensino híbrido, misturando remoto e presencial" comentou o professor Paulo Borba.

Para a professora Michelle Lima, a parceria entre o CAA e o CIN é estratégica  para impulsionar o potencial da inovação e o desenvolvimento regional no agreste de Pernambuco, abrindo novas possibilidades de formação e qualificação de mão de obra, ajudando no processo de transformação digital das instituições e elevando o nível dos empreendimentos dos nossos alunos.

De acordo com o diretor do CAA Manoel Guedes, o CIN sempre foi uma referência de inovação para o nosso campus e as ações discutidas nessa reunião resgatam sua motivação. "Temos um projeto e luta antiga para trazer a área de Informática para o campus, ela tem um potencial de transversalidade, fortalecerá todas demais áreas do campus e ajudará a consolidar Caruaru como protagonista na área de inovação, tecnologia e empreendedorismo", reforça o diretor.

Data da última modificação: 22/09/2021, 20:17