Destaques do CAA Destaques do CAA

FPE lança curso de preparação à pós-graduação

O curso tem como objetivo preparar candidatos aos processos de seleção da Pós-Graduação nas diversas áreas do conhecimento nas Universidades Públicas, tendo em vista a democratização do acesso aos cursos strictu sensu, na modalidade mestrado.

Estão abertas as inscrições para o Curso Pré-Acadêmico de Pós-Graduação, destinado prioritariamente a negros e indígenas, de origem popular, nascidos e/ou residentes nas regiões Nordeste/Norte, e vindos de famílias com poucas oportunidades econômicas.

O curso tem como objetivo preparar candidatos aos processos de seleção da Pós-Graduação nas diversas áreas do conhecimento nas Universidades Públicas, tendo em vista a democratização do acesso aos cursos strictu sensu, na modalidade mestrado.

A primeira turma terá início em abril de 2012 no campus do Agreste, em Caruaru (UFPE/CAA). Serão disponibilizadas 30 vagas.

As inscrições se encerram no dia 15 de março e podem ser feitas de modo presencial ou via postal. Os endereços e as informações sobre o cadastramento podem ser encontrados no Edital, disponível na página da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT). Os alunos serão selecionados em duas etapas. A pré-seleção é eliminatória, e inclui a validação dos documentos, o enquadramento nos critérios do curso e análise do questionário sócio-econômico dos candidatos e candidatas. O candidato deve apresentar uma Carta compromisso, na qual deverá dissertar a respeito de suas perspectivas em relação ao curso PRÉ-PÓS, à Pós-Graduação, à carreira acadêmica e às atividades coletivas cidadãs em sua comunidade; bem como explicitar quais os benefícios que o mesmo trará para seu aprimoramento profissional e outras razões que justifiquem sua candidatura. A segunda etapa, também eliminatória, é uma entrevista, que inclui a defesa oral da carta-compromisso.

O resultado será divulgado no site da Pró-Reitoria de Extensão e em murais dos Campi Agreste e Recife da UFPE. Não serão aceitos recursos quanto aos resultados da seleção.

A UFPE é uma das 13 Instituições de Ensino Superior do país selecionadas no Concurso de Dotações para Formação Pré-acadêmica: equidade na pós-graduação, promovido pela Fundação Ford e Fundação Carlos Chagas. A Proext, coordenadora institucional do projeto, denominou o curso de PRÉ-PÓS (Pré-Acadêmico preparatório à Pós-Graduação), inserido na política institucional de democratização do acesso e de fortalecimento das ações afirmativas. É uma ação que se propõe a contribuir para ampliar o acesso aos cursos de pós-graduação strictu sensu, na modalidade mestrado, a um segmento tradicionalmente excluído do acesso à Pós-Graduação.

Mais informações:
www.ufpe.br/proext