Central de Estágio CAA

Central de Estágio CAA Central de Estágio CAA

Vinculada a Coordenação Geral de Ensino e Graduação do Centro Acadêmico do Agreste - UFPE/CAA, a Central de Estágio CAA tem como objetivo atuar junto aos discentes, docentes e concedentes de estágio, orientando-os e apoiando-os no que concerne ao desenvolvimento da atividade acadêmica de Estágio Curricular no âmbito do Campus do Agreste.

Fique por dentro... Fique por dentro...

Voltar

UFPE conquista dois prêmios na Expocom 2021

A radionovela “Auto da Compadecida em tempos de pandemia” e a Revista Spia foram produzidas no curso de Comunicação Social do CAA

A radionovela “Auto da Compadecida em tempos de pandemia” e a Revista Spia, ambas produzidas no curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ganharam dois prêmios na edição deste ano da Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. A divulgação dos vencedores foi feita no último fim de semana. 

A Expocom é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação e promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 

A radionovela “Auto da Compadecida em tempos de pandemia” foi a grande vencedora da categoria Ficção em áudio e rádio. A produção coordenada pela professora Giovana Mesquita, com vice-coordenação da professora Sheila Borges, reuniu alunos dos cursos de Comunicação Social e de Design do campus da UFPE em Caruaru, liderados pela estudante Victória Melo. A radionovela vencedora faz parte de um projeto que leva para as mídias sonoras obras literárias de autores nordestinos, exigidas nas provas do Enem e de vestibulares, tendo como diferencial a ampliação desse acesso para estudantes cegos.

Apesar de trabalhar com uma das obras mais conhecidas do escritor paraibano Ariano Suassuna, as professores orientadoras procuraram colocar na adaptação, discussões sobre o coronavírus (incluindo na história o Capitão Covid) e fake news, além de questões econômicas e políticas, que dificultam a eficácia do isolamento social. A preocupação era que o texto, embora adaptado, continuasse fiel e mantendo as características do teatro popular, mas que fosse “atualizado”, mostrando o Brasil em 2020, onde milhões de pessoas em vulnerabilidade social morrem diariamente pela falta de ação do poder público em meio a uma pandemia.

A radionovela, dividida em nove episódios, foi adaptada, gravada e veiculada entre os dias 6 de maio e 4 de junho de 2020. Junto à produção sonora, foram elaboradas estratégias para as redes sociais, cujo uso foi pensado não só para divulgar o conteúdo entre os jovens, público-alvo da radionovela, como também com o intuito de buscar uma interatividade, feita por meio de enquetes, posts interativos e da provocação para que as pessoas deixassem seus comentários a cada veiculação de um novo episódio.

Spia – A revista Spia foi a grande vencedora na categoria Produção Multimídia do Expocom. O trabalho orientado pela professora Amanda Mansur, tendo como aluno líder Márcio Correia, surgiu na disciplina de Tópicos Especiais - Cinema Pernambucano, do Curso de Comunicação Social do NDC/CAA - UFPE. 

A revista on-line tem como objetivo a análise, crítica e reflexão do cinema (maior foco) e arte em Pernambuco. Explora diversos formatos e desenvolve produtos para diferentes plataformas: ensaios videográficos (YouTube); podcasts e playlists temáticas (Spotify); lives e conteúdo específico (Instagram); ensaios, entrevistas, relatos profissionais e exercícios sobre a imagem (site).

Além de utilizar o Twitter e o Facebook como canais de divulgação, estimulando o uso do senso criativo para análise da produção artística e cultural, a revista também faz parte das ações de divulgação científica e artística do grupo de pesquisa Laboratório de Análise de Imagem e Som do Agreste (Laisa), certificado pelo CNPq.

A revista surgiu no segundo semestre de 2020 e, das quatro seções originais (vídeo ensaio, crítica, podcast e entrevista), conta atualmente com nove: vídeo-ensaios, entrevistas, crítica/resenhas, notícias, relatos, podcasts, indicações, divulgação científica e especiais.

Prêmios – Além do Expocom nacional, a radionovela Auto da Compadecida e a Revista Spia tinham sido vencedoras da etapa Nordeste do prêmio Expocom. O Auto da Compadecida também acabou de receber menção honrosa no 1º Prêmio UnbCast de Podcasts Universitários, na categoria identidade e divulgação, divulgado no início de outubro. A premiação fez parte do I Encontro Internacional de Podcasts Universitários, promovido pela UnbCast, rede de podcasts universitários, vinculada à Universidade de Brasília. Também foi ganhadora em 2020 do 1º Prêmio Rubra de Rádios Universitárias, na categoria Radiodrama.

Confira os trabalhos vencedores no Instagram
Rádio Novela
Spia Revista

Data da última modificação: 15/10/2021, 18:30

Contato Contato

Central de Estágio do Centro Acadêmico do Agreste - UFPE/CAA

Bloco da Casa do Estudante, 1º andar, sala 02

(81) 2103 – 9191

Localização Localização