Curiosidades Curiosidades

Voltar

Ilustre sobralense Dr. José Saboya de Albuquerque

Centésimo quinquagésimo do aniversário do Dr. José Saboya de Albuquerque, que ficou reconhecido como grande jurista, político influente, industrial e agropecuarista de renome, o que o insere no rol das mais respeitadas figuras do Estado do Ceará daquela época. 
 
Fotografia do Dr. José Saboya de Albuquerque – Fonte: Blog Fotos em Preto e Branco 
 
Dr. José Saboya de Albuquerque fez parte da alta aristocracia cearense do primeiro quartel do século findante. O nome herdou do avô materno (Cel. José Saboya), algumas pessoas chegam a confundir Cel. José Saboia com Dr. José Saboya.
 
Conforme consta na certidão de batismo do aluno José Saboya de Albuquerque, filho legítimo de Ernesto Deocleciano de Albuquerque e sua mulher D. Francisca Figueira de Saboya Albuquerque, nasceu a 06 de agosto de 1871 – em Sobral – CE e foi batizado solenemente pelo vigário Vicente Jorge de Souza na Capela do Menino Deus a 08 de outubro de 1871, foram padrinhos: Domingos Deocleciano d'Albuquerque e D. Francisca de Miranda Rodrigues, levando procuração de D. Ermerina Maria de Saboya e Silva.
 
Estudou as primeiras letras em sua terra com os professores Frederico Emiliano e Vicente Ferreira Arruda. Os preparatórios fez em Fortaleza e prestando os exames preliminar no tradicional Liceu do Ceará. Em seguida, ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito do Recife em 1887, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. Com 20 anos de idade, bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais na Faculdade de Direito do Recife a 19 de setembro de 1891.
 
Ainda antes de se formar, exerceu a interinamente a Promotoria de julho a setembro de 1890. 
 
A 02 de maio de 1892, Dr. José Saboia foi nomeado juiz substituto de Sobral, cargo que exerceu até 14 de agosto de 1899, quando foi promovido a Juiz de Direito de Sobral, cargo que exerceu durante 36 anos, com proficiência, correção e integridade, que o fizeram querido e respeitado em todo o ceara. Exerceu esta função de Juiz de Direito de Sobral até 26 de setembro de 1935, quando foi aposentado compulsoriamente e nesse cargo jamais experimentou o dissabor de ver suas sentenças revogadas ou condenadas pelo Tribunal de Justiça do Estado.    
 
Por diversas vezes, foi convidado para integrar no Tribunal de Justiça do Ceará, recusando, reiteradamente, essa honraria com que aquela alta corte e os governos cearenses o quiseram premiar, preferindo viver entre os seus e distribuir justiça aos filhos da terra em que nascera, sem aspirar honrar maior.
 
Casou-se a 30 de novembro de 1893, com D. Maria da Soledade Pessoa de Saboia (Dona Sinhá Saboia – nome de bairro em Sobral), neta do Senador Paula, com quem teve 7 filhos, os quais ocuparam destacada relevância na vida social e política do nosso Estado.
 
Dr. José Saboya, que, apesar da grande liderança política que exercia na Região Centro-Norte do Estado nunca quis se candidatar a cargos no poder legislativo ou executivo, tendo apenas assumido, por pouco tempo, em 1917, quando colaborou na organização da Secretaria do Interior e Justiça, a convite do seu primo governador Dr. João Thomé de Saboia. Em dois anos organizou tudo e voltou imediatamente a Sobral para reassumir o seu Juizado. 
 
Em 1926, o governador Moreira da Rocha, sobralense, veio especialmente a Sobral para convidá-lo para o cargo, tendo recusado veementemente. Moreira da Rocha lhe perguntou: "Quando então você resolverá ir para o Tribunal? Dr. José Saboia respondeu rindo: "Quando você o transferir para aqui".
 
Além do respeitado jurista, Dr. José Saboia foi um dos homens mais influentes na política do Estado do Ceará, apesar de nunca ter-se candidatado a cargo algum.
 
Após sua aposentadoria, dedicou-se e assumiu o comando da Fábrica de Tecidos Ernesto Deocleciano, fundada por seu pai em 1895 e que era dono da maior indústria da cidade. Ao mesmo tempo a essa função, passou a dedicar integralmente à política, comandando o Partido da União Democrata nacional na Zona Norte, encabeçando movimentadas campanhas e, dado a sua grande influência, tornando-se o centro de grandes decisões. De sua residência saíram deliberações que mudaram os destinos não só da região norte, mas de todo o Ceará. 
 
Sendo aliado do Senador Fernandes Távora, tornou possível a eleger um grande número de políticos, dentre eles, o governador Faustino Albuquerque e Senador Plínio Pompeu, seu genro. E muitas foram as discussões políticas envolvendo seu nome e outros grandes vultos de Sobral, tais como, Chico Monte seu ex-discípulo e que depois se revoltou, os jornalistas Deolindo Barreto e Cordeiro de Andrade e a controvérsia de grande repercussão com o bispo D. José Tupinambá da Frota. 
 
O ilustre magistrado foi grande empolgado pela vida cultural e social de Sobral: 
    • Um dos fundadores da Academia Sobralense de Letras, chegando a ser seu presidente e 
    • Um dos fundadores do Derby Clube e do Grêmio Recreativo Sobralense. 
 
Com a morte de Monsenhor Vicente Martins, em 1948, assumiu o Vice-Presidente, Dr. José Saboya de Albuquerque, que a presidiu durante o referido ano, fundando uma escola para alfabetização de crianças e adultos na Rua Ernesto Deocleciano, local que depois tornou-se sede provisória da Academia.
 
Sobre seu espírito bondoso, conta-se que Dr. José Saboia ao lavrar seu testamento, dispensou, espontaneamente, todas as dívidas, que não eram poucas, para que esses devedores, ricos ou pobres, não ficassem preocupados com o pagamento após sua morte e, com ênfase, recomendava essa prática a seus filhos. 
 
Com a mesma benevolência, da mesma forma proporcionou grande ajuda à Santa Casa de Misericórdia de Sobral, apesar da duradoura discussão com Dom José. 
 
Muito doente, Dr. José Saboya, procurou na ex-capital da República, o valimento médico que, infelizmente, não conseguiu. Faleceu no Rio de janeiro a 26 de abril de 1950, na residência do Doutor Massilon Saboya, seu irmão – com 78 anos de idade ainda, Dr. José Saboya de Albuquerque - o importante magistrado/industrial e chefe político sobralense e lá foi sepultado. 
 
Passado alguns anos de sua morte, os seus filhos por saberem do seu profundo amor a Sobral, apanharam no Rio de Janeiro, em preito a sua amada memória seus restos mortais transladados para Sobral, com celebração de solene missa, seguida do sepultamento no Cemitério São José, que hoje repousam ao lado de sua esposa D. Sinhá Saboya e do seu genro José Maria Mont'Alverne, no sítio mortuário, nas proximidades do mausoléu do seu pai – Ernesto Deocleciano de Albuquerque.
 
Fontes consultadas:
 
>> Academia Sobralense de Estudos e Letras - ASEL - Informativo
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Jornal do Commercio (RJ) – 29 de abril de 1950
 
>> Blog Artemisio da costa - Sobral - Ceará - Brasil -  Dr. José Saboya de Albuquerque
 
>> Blog Fotos em Preto e Branco - Evangelina Saboya de Alburquerque
 
>> Fortaleza Nobre - Especial Sobral - A princesa do Norte Completa 241 anos
 
>> Instituto do Ceará – Publicações - Revista -  1972 - Notas e Transcrições - José Saboya de Albuquerque - por Francisco Marialva M. Frota
 
>> Instituto do Ceará – Publicações - Revista -  2013 - Artigos - Ernesto Deocleciano e o desenvolvimento econômico da Região Centro-Norte do Ceará e da Região Oeste do Rio Grande do Norte - por Carlos Negreiros Viana.
 
>> Livro de Certidão de idade 1887 – Acervo do Arquivo da FDR 
 
>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 – Acervo do Arquivo da FDR 
 
>> Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife nos anos de 1881 a 1887 
 
>> Livro de Registro de diplomas de Doutores 1881 - 1894 - Acervo do Arquivo da FDR   
 
>> Thiago Alves do Jornal Correio da Semana da Diocese de Sobral - Ceará - A biografia do ilustre Dr. José Saboia de Albuquerque
Data da última modificação: 05/08/2021, 14:53