Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Tese sobre o sistema de gestão de aprendizagem PBL-Maestro será defendida nesta sexta-feira (26)

O aluno Felipe Soares de Oliveira irá defender a sua tese às 14h no anfiteatro do CIn

O doutorando Felipe Soares de Oliveira, orientado pela professora Simone Cristiane dos Santos Lima, defende sua tese de doutorado “PBL-Maestro: Um Sistema de Gestão da Aprendizagem Baseada em Problemas no Contexto da Educação em Computação” nesta sexta-feira (26), a partir das 14h, no anfiteatro do CIn.

A banca avaliadora será composta pelos professores: Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho (Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/UFPE), Ana Carolina Brandão Salgado (CIn/UFPE), Fernando da Fonseca de Souza (CIn/UFPE), Flávia Veloso Costa Souza (Departamento de Ciências Exatas /UFPB), Hermano Perrelli de Moura (CIn/UFPE) e Roberto Almeida Bittencourt (Departamento de Ciências Exatas/UEFS).

Resumo

O ensino de Computação tem demandado um modelo de educação cada vez mais voltado para a utilização de práticas de mercado atreladas ao negócio das corporações. Dentro deste cenário, promover uma aprendizagem prática e dinâmica, que possibilite a vivência de contextos reais por meio da resolução de problemas deve ser considerada. Uma destas abordagens é o PBL (do inglês, Problem-Based Learning), um método de ensino centrado no aluno, que tem como característica principal processos que utilizam problemas do mundo real para realizar a aprendizagem de conteúdos e promover competências necessárias para a sua solução. O PBL tem sido usado no ensino de computação nas últimas duas décadas, no entanto, a adoção dessa abordagem não é uma tarefa fácil, devido às mudanças bruscas no paradigma tradicional de ensino, que exigem transformações nas posturas dos atores envolvidos. Além disso, o planejamento e o acompanhamento do PBL, envolvem atividades complexas de se gerenciar, principalmente, no que diz respeito à verificação da qualidade e da conformidade dos processos utilizados para resolução de problemas. Adicionalmente, nos cursos da área de Computação baseados em projetos dinâmicos e iterativos, reforça a necessidade de introduzir estratégias e tecnologias no suporte à aplicação e ao gerenciamento do método, permitindo o fornecimento de feedbacks de forma contínua e avaliando os resultados gerados a partir da observação das soluções produzidas ao longo do processo de ensino-aprendizagem, acompanhando sua eficácia. Dessa forma, estratégias que possibilitem uma melhor gerência da prática docente, do aprendizado por parte dos estudantes e da validação por parte dos clientes envolvidos, se mostram necessárias e relevantes. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta um Sistema de Gestão da Aprendizagem, denominado por PBL-Maestro, desenvolvido para dar suporte ao fluxo de trabalho de PBL no ensino de Computação. Com o PBL-Maestro, é possível realizar o gerenciamento de cursos utilizando a dinâmica de seu ciclo e etapas, objetivando permitir um melhor controle dos processos gerenciais, a partir da definição de problemas reais alinhados com objetivos educacionais bem definidos. Como principais referenciais destacam-se a metodologia xPBL definida em Santos, Furtado e Lins (2014), a Taxonomia de Bloom Revisada e o modelo de Avaliação Autêntica. Para a validação do PBL-Maestro, foram realizados estudos de caso, no contexto de disciplinas de graduação e pós-graduação. A partir de entrevistas semi-estruturadas junto aos docentes, estudantes e clientes que utilizaram o serviço, foi possível identificar um bom nível de satisfação e aderência do ambiente proposto ao processo de aprendizagem na abordagem PBL, bem como a identificação de pontos de melhorias.

Data da última modificação: 24/10/2018, 16:12