Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação promove defesa de tese

Apresentação será na segunda-feira (3), às 8h, no auditório do Centro de Informática (CIn)

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação promove a defesa da tese “Relações entre cultura organizacional e o comportamento inovador dos profissionais de software: um estudo de múltiplos métodos sobre as percepções dos indivíduos”, da doutoranda Elisa Sattyam de Farias Cardozo. A apresentação será na segunda-feira (3), às 8h, no auditório do Centro de Informática (CIn), no Campus Recife da UFPE.

O trabalho foi orientado pelo professor Fabio Queda Bueno da Silva. A banca da defesa será composta pelos professores Sérgio Castelo Branco Soares (UFPE / Centro de Informática), Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (UFPE / Centro de Informática), Geber Lisboa Ramalho (UFPE / Centro de Informática), Clauirton Siebra de Albuquerque (UFPB / Centro de Ciências Exatas e da Natureza) e Cleviton Vinicius Fonseca  Monteiro (UFRPE /Departamento de Estatística e Informática).

 

Resumo

A participação dos profissionais nos resultados de inovação é tratada na literatura como comportamento inovador, que é entendido como a geração, proposição e implementação de novas ideias por parte do indivíduo de forma intencional. A busca pelo entendimento de como favorecer o comportamento inovador dos profissionais é de extrema importância para atingir resultados de inovação. Alguns dos antecedentes bastante relacionados ao comportamento inovador são fatores organizacionais associados à cultura organizacional. Porém, pouco se sabe sobre como acontece a influência da cultura organizacional sobre o comportamento inovador dos profissionais de software e o que as organizações podem fazer para favorecer o comportamento inovador desses profissionais.

Este estudo tem como principal objetivo o maior aprofundamento do modelo para o comportamento inovador do engenheiro de software (IBMSW) sobre fatores de cultura organizacional. Com isso, a pesquisa visa contribuir com a teoria construída e facilitar a interpretação do modelo por empresas e profissionais que queiram utilizar o modelo para traçar planos de ação em busca do favorecimento ao comportamento inovador dos profissionais de software.

A pesquisa foi feita através de múltiplos métodos em organizações de TI que possuem viés de inovação e uma cultura já estabelecida. Foram coletados dados quantitativos através de questionários e qualitativos através de entrevistas para um Estudo de Caso. Em seguida, os dados foram sintetizados e analisados para responder às perguntas de pesquisa e atingir os objetivos do estudo.

O estudo contou com a participação de 159 profissionas distribuídos em 5 empresas. Como resultado, o modelo IBMSW foi ampliado com novos fatores e 40 diretrizes foram identificadas para orientação sobre como as organizações podem favorecer o comportamento inovador dos profissionais de software. Os resultados do estudo contribuem para a ciência com a teoria ampliada e para a prática com as recomendações para que as organizações possam trabalhar os fatores levantados da melhor forma junto aos profissionais visando resultados de inovação.

Mais informações
Centro de Informática
(81) 2126.8430

 

 

Data da última modificação: 31/08/2018, 16:57