Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós em Ciência da Computação promove defesa de dissertação nesta quarta-feira (23)

A defesa será realizada de forma on-line, às 14h

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco, promove nesta quarta-feira (23) a defesa de uma dissertação. O trabalho, intitulado “AETing: An automated exploratory testing strategy based on code evolutioncoverage”, foi desenvolvido pelo discente Marlom Jobsom Dias de Oliveira e orientado pelo professor Alexandre Cabral Mota.

A defesa será realizada às 14h, de forma on-line, e os interessados em assistir devem entrar em contato com o autor da dissertação. A banca examinadora do trabalho será composta pelo orientador e pelos professores Augusto Cesar Alves Sampaio (CIn/UFPE) e Lucas Albertins de Lima (Departamento de Computação/ UFRPE).

Resumo

Testadores enfrentam desafios para ter suas suítes de testes atualizadas em relação à evolução do código fonte da aplicação a ser testada. Estes desafios são maiores dentro de um contexto de desenvolvimento de software globalmente distribuído. A crescente demanda diária por testes também torna difícil a manutenção de tais suítes. Estas suítes de testes são, também, continuamente automatizadas para economizar tempo dos testadores humanos, mas elas também requerem manutenção. O teste exploratório vem como um balanceamento entre manutenção de casos de testes e a experiência humana e flexibilidade. Infelizmente, em geral, esta é uma atividade manual. Neste trabalho, nós desenvolvemos especificamente uma estratégia chamada AETing, um mecanismo que automaticamente executa navegações de tela e teste de onkey objetivando maximizar a cobertura da evolução da mudança de código entre duas versões de uma dada aplicação Android. Nós desenvolvemos e avaliamos nossa abordagem em um ambiente operacional real de teste relacionado à Motorola Mobility, através de um convênio entre o CIn-UFPE e esta empresa apoiado pela Lei de Informática. A avaliação consistiu em testar quatro diferentes aplicações Android da Motorola. Através da avaliação, nós obtivemos resultados promissores relativos à comparação entre a cobetura de código alcançada por AETing e testadores exploratórios experientes. Nós discutimos em detalhes como AETing funciona e os resultados alcançados.

Data da última modificação: 21/12/2020, 15:34