Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação promove defesas de dissertação de mestrado

As defesas acontecem na próxima segunda-feira (22) às 14h e, no dia 1º de dezembro, às 10h

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação promove duas defesas de dissertação de mestrado nos próximos dias. Na segunda-feira (22), a partir das 14h, ocorrerá a defesa de dissertação da aluna Camila Ribeiro Miranda. A apresentação acontecerá de forma remota, através da plataforma Google Meet. Os interessados devem solicitar acesso ao link enviando mensagem para o e-mail pgcgtg@gmail.com. É recomendado aos que se entre na “sala virtual” com o microfone e câmera desligados.

Com o título “Análise da Aplicação das Informações Geográficas Voluntárias (VGI) no Cadastro Territorial”, o trabalho contou com a orientação da professora Andrea Flávia Tenório Carneiro. A banca organizadora terá participação dos professores Claudia Robbi Sluter (avaliadora externa ao programa), Francisco Henrique de Oliveira (avaliador externo ao programa) e Andrea Flávia Tenório Carneiro (orientadora).

No dia 1º dezembro, às 10h, será realizada a defesa da dissertação da aluna Evely Ferreira do Nascimento, “Classificação de imagens de alta resolução usando Orfeo Toolbox para auxiliar na análise da cobertura do solo com dados de setores censitários do IBGE: Caso do bairro do Pina - Recife/PE”. Os integrantes da banca examinadora são as professoras Ana Lúcia Bezerra Candeias (orientadora), Andrea Flávia Tenório Carneiro (examinadora interna) e Edvania Torres Aguiar Gomes (examinadora externa ao programa).

Resumo 1

A tendência de coletar e disseminar informações geográficas voluntárias por usuários comuns ficou conhecida como VGI (Volunteered Geographic Information). A técnica faz parte da era da popularização da cartografia digital e surge como alternativa para mapear vazios cartográficos e colaborar com os sistemas cadastrais existentes. A utilização de métodos conforme o propósito é consequência do avanço tecnológico e da interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento, e por esse motivo, a pesquisa buscou investigar as potencialidades do VGI para manutenção e estruturação dos cadastros urbanos e de que forma esses dados poderão contribuir para a base de dados georreferenciados dos municípios, compreendendo os desafios associados à técnica. Inicialmente, as pesquisas enfatizavam o potencial econômico dos métodos de crowdsourcing, mas além de entregar resultados rápidos e de baixo custo, surgiu a necessidade de verificar os fatores que influenciam na execução e planejamento da abordagem, principalmente quando se trata na possibilidade em suprir as lacunas dos sistemas cadastrais dos países em desenvolvimento. Para auxiliar na compreensão do VGI aplicado ao cadastro territorial, foi desenvolvido um aplicativo que permitisse estabelecer o conceito base do cadastro territorial que é a relação pessoa-território através das informações descritivas e georreferenciadas coletadas por voluntários. E ainda, que também fosse possível registrar e armazenar qualquer formato de arquivo, como fotos, vídeos e áudios. VGI, quando aplicado a administração de terras, atua como um trabalho em conjunto que envolve tecnologia, pessoas, procedimentos, políticas públicas e normas que interagem com as questões sociais, ambientais e econômicas da cidade. Os desafios impostos pelos cadastros tradicionais no que se refere à confiabilidade da técnica e ao uso equivocado dos dados foram analisados de acordo com o cenário do cadastro urbano brasileiro. Ainda que os dados VGI não devam ser considerados oficiais, a pesquisa permitiu elucidar os pontos favoráveis que a técnica pode trazer para o cadastro territorial urbano em parceria com os métodos tradicionais, além de aproximar os interesses e necessidades da população com a capacidade do governo local em atender as demandas.

Resumo 2

Diversas técnicas de análise de imagens de sensores de alta resolução espacial têm sido usadas para mapear alvos urbanos. Uma dessas técnicas é a análise de imagens baseadas em objetos. As imagens de alta resolução proporcionam informações detalhadas da superfície terrestre, porém, uma das principais limitações para se fazer o mapeamento mais preciso tem sido a baixa resolução espectral, o que dificulta a discriminação de objetos urbanos com respostas espectrais semelhantes. Para melhorar o resultado da classificação, dados auxiliares têm sido utilizados. Neste artigo, foram utilizadas estatísticas das razões entre bandas e índices de vegetação GLI, VARI, RGBVI e GRVI para realizar a classificação. As imagens foram processadas no QGIS 3.16.4 utilizando a ferramenta Orfeo Toolbox. As ortofotos fazem parte do acervo cartográfico da Prefeitura da Cidade do Recife e possuem resolução espacial de 8cm. A análise das áreas foi feita utilizando os dados dos setores censitários do IBGE coletadas no censo 2010. Os resultados obtidos mostram que 11,58% da área dos setores que sobrepõe o bairro são de vegetação e que há relação entre os aspectos físicos (cobertura do solo) e socioeconômicos nessas regiões, e as informações obtidas podem ser úteis para auxiliar a tomada de decisões por parte de órgãos públicos como por exemplo estudos de medidas de controle de doenças epidemiológicas, como é o caso da covid-19.

Data da última modificação: 19/11/2021, 15:45