Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós-Graduação em Ciência da Computação realiza defesas de tese de doutorado

Ambas as defesas acontecem na sexta-feira (1º), de forma remota

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove as defesas de tese de doutorado dos alunos Jeferson Kenedy Morais Vieira e Andrea Maria Nogueira Cavalcanti Ribeiro, na sexta-feira (1º). As apresentações acontecem de forma remota, através da plataforma Google Meet, e os interessados em assistir devem entrar em contato com os alunos através dos e-mails jkmv@cin.ufpe.br e amncr@cin.ufpe.br. É recomendado aos que se entre na sala virtual com o microfone e câmera desligados.

Com o título “Observatórios de Projetos: Um Modelo Conceitual”, o trabalho, a ser defendido às 9h, contou com a orientação do professor Hermano Perrelli de Moura e coorientação do professor Ivaldir Honório de Farias Junior (UPE). Participam da banca examinadora os professores Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (UFPE/Centro de Informática), Daniel Carvalho da Cunha (UFPE/Centro de Informática), Edson Luiz Riccio (USP/Faculdade de Economia Administração e Contabilidade), Dorzeli Salete Trzeciak (UFSC/Departamento de Engenharia do Conhecimento) e José Adson Oliveira Guedes da Cunha (UFPB/Departamento de Ciências Exatas).

Com o título “Gerenciamento de energia elétrica de uma indústria de resinas termoplásticas”, o trabalho, cuja defesa será às 15h, teve a orientação do professor Djamel Fawzi Hadj Sadok e coorientação da professora Patricia Takako Endo (UPE). Participam da banca examinadora os professores Aluizio Fausto Ribeiro Araújo (UFPE/Centro de Informática), Nelson Souto Rosa (UFPE)/Centro de Informática), Gustavo Medeiros de Souza Azevedo (UFPE)/Departamento de Engenharia Elétrica ), Eduardo James Pereira Souto (Ufam)/Instituto de Computação) e Glauco Estácio Gonçalves (UFPA/Instituto de Tecnologia).

Resumo 1

A transparência tem sido utilizada pelos teóricos como o construto mais recente na tentativa de compreender a observação no contexto do gerenciamento. A literatura aponta que o desenvolvimento de ferramentas para sistematizar essa transparência tem se apresentado como um desafio para as organizações. Nesse sentido, os observatórios são apresentados como sistemas de informação que podem apoiar a observação e, consequentemente, a transparência nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como, saúde, meio ambiente, mídias sociais, cidades, web, entre outros. Além disso, os projetos e seu gerenciamento também podem se beneficiar do desenvolvimento de observatórios. Esse uso dos observatórios nas mais variadas áreas de conhecimento tem agregado a eles uma característica relevante, a diversidade tipológica. Isso fez surgir a necessidade de desenvolver modelos que auxiliem na conceituação e concepção desses observatórios, respeitando as especificidades dos seus contextos de aplicação. A partir dessa conjuntura, este trabalho tem como objetivo principal a proposição de um modelo conceitual para observatórios de projetos, contemplando aspectos relacionados as suas estruturas, processos e atores envolvidos. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa foi conduzida em duas fases: (1) concepção e (2) evolução e avaliação. A fase de concepção, que deu origem a primeira versão do modelo, contemplou a realização de uma revisão ad hoc da literatura e de um mapeamento sistemático da literatura sobre observatórios, além do desenvolvimento de dez projetos-pilotos de observatórios de projetos. Durante a segunda fase, o modelo foi avaliado e evoluído em mais três versões, a partir da execução de três grupos focais, um survey e um estudo de múltiplos casos. A versão final do modelo, denominada Model for Projects Observatories (MPO), está organizada a partir de um conjunto de 61 conceitos estruturados em três níveis hierárquicos (conceitos gerais, intermediários e específicos). Para cada um desses conceitos é apresentada uma definição e, para o caso dos conceitos específicos, uma priorização é proposta, além disso, um cenário de uso também é apresentado. A contribuição mais relevante deste trabalho de pesquisa reside na proposição do MPO, um modelo conceitual que pode contribuir tanto para a compreensão como para o desenvolvimento de observatórios de projetos.

Resumo 2

A eletricidade se tornou uma das principais fontes de calor e de força nas indústrias, representando um percentual importante nos custos da produção. É possível afirmar que no contexto mundial o setor industrial é o maior consumidor de energia elétrica e a fabricação com uso de energia-intensiva é o maior componente desse setor. No contexto nacional o consumo de energia elétrica pelas indústrias atualmente representa 35% do consumo total de energia consumida no país. A busca por uma melhor eficiência energética pelo setor industrial, vem tornando, cada vez mais frequente. O uso de dispositivos de Internet of Things (IoT), energias renováveis, gerenciamento e monitoramento de energia, bem como Inteligência Artificial (IA) são alternativas para alcançar a redução e o consumo consciente da energia elétrica. Desta forma, esta pesquisa de doutorado teve como objetivo o desenvolvimento de um framework de gerenciamento de energia elétrica em uma indústria de resinas termoplásticas. O framework recebe como entrada dados de variáveis elétricas e variáveis de processo da planta industrial e produz como saída informações para auxiliar a tomada de decisão: gráficos com a predição do identificador de desempenho energético; alertas; faixas de vazão de produção e tempo de produção; retorno do investimento de um dado equipamento ou material, entre outros. O processamento desses dados é realizado através da integração entre três modelos baseados em técnicas de IA, otimização linear e lei da afinidade - modelo de predição do consumo de energia elétrica, escalonamento da vazão de produção e viabilidade de materiais e equipamentos. Para validação do framework um estudo de caso foi realizado e foi verificado uma economia de 9,74% oriunda da aplicação do modulo de escalonamento e uma economia mensal de aproximadamente R$ 9.000 oriunda do módulo de viabilidade. Além disso, o framework contribuiu para a manutenção do certificado da ISO 50001.

Data da última modificação: 30/03/2022, 17:08