Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós em Computação promove defesa de dissertação de mestrado na tarde desta segunda-feira (7)

Trabalho foi orientado por Alex Sandro Gomes, do CIn, e coorientado por Rosane Maria da Silva, do Departamento de Sociologia da UFPE

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove a defesa de dissertação de mestrado de Carlos José Pereira da Silva nesta segunda-feira (7), a partir das 13h. A apresentação acontecerá de forma remota, através da plataforma Google Meet. Os interessados em assistir devem enviar e-mail para o aluno solicitando acesso. O e-mail é cjps@cin.ufpe.br. É recomendado aos interessados em assistir que entrem com o microfone e câmera desligados.

Com o título “Design de um Sistema de Informação para Apoiar a Atividade de Planejamento de Aulas: Uma Abordagem Situada”, o trabalho contou com orientação do professor Alex Sandro Gomes, vinculado ao Centro de Informática da universidade; e coorientação da professora Rosane Maria da Silva, do Departamento de Sociologia da UFPE. Além de Alex Sandro Gomes, a banca avaliadora também contará com participação de Filipe Carlos de Albuquerque Calegario (UFPE/CIn) e Ricardo José Rocha Amorim (Uneb/Gestec).

Resumo

O ato de planejar é incorporado de acordo com a experiência individual e coletiva nas habilidades do professor na forma de saberes experienciais como parte resultante da atividade profissional no dia a dia que demanda muito do seu tempo. O objetivo geral da pesquisa é conceber um modelo conceitual de um sistema de informação para apoiar a atividade de planejamento momentos antes de sua entrada em sala de aula na busca por identificar quais artefatos mediadores são utilizados durante a atividade de planejamento da aula e seus significados para os participantes. O paradigma projetivo pós-moderno da abordagem situada proporcionou identificar uma rotina própria do trabalho docente. Ou seja, um método para os preparativos iniciais do planejamento a curto prazo das aulas de forma a atender às necessidades dos estudantes independentes da matéria ministrada. Associado às técnicas da etnografia visual com a finalidade de identificar padrões nas atividades que antecedem o planejamento bem como o ato de realizar o planejamento. Os professores mobilizam várias coisas/objetos que fazem parte do seu cotidiano, ao qual identificamos como artefatos mediadores que estão distribuídos em vários objetos digitais e não digitais. Os resultados mostram um processo dinâmico e complexo através de quatro pilares fundamentais: armazenamento, memória, comunicação e compartilhamento. Estas evidências orientam a especificação de um sistema de informação que servirá de base para a construção das metáforas de interface, cujo objetivo de design é melhorar a capacidade coletiva de planejamento de aulas pelos professores.

Data da última modificação: 04/12/2020, 18:47